Conta Pool ou Vinculada
Entenda as formas da administradora gerir o dinheiro do condomínio
- A conta vinculada é aquela em que está só o dinheiro do seu condomínio. Pode-se escolher entre dar uma procuração à administradora para emitir cheques desta conta, ou só o síndico poder assiná-los.
- Em alguns casos, para evitar fraudes, há a opção de tornar obrigatória a assinatura de ambos para cada cheque emitido.
- A conta pool tem o dinheiro de vários condomínios da administradora. Esta tem se tornado uma prática comum. Entretanto, seu maior risco são as fraudes, pois não se pode controlar a movimentação pelos extratos, apenas pelo relatório da administradora.
- Verifique, se esse for o caso, critérios como solidez, tradição, transparência e se há lisura na prestação de contas por parte da administradora.
- Como vantagem, esse tipo de conta permite a redução de gastos com taxas bancárias, desburocratização e agilidade operacional por parte da administradora.
- É conveniente ter contas separadas para despesas ordinárias e despesas extraordinárias. Dessa forma, é mais fácil para síndicos e moradores acompanharem as movimentações financeiras do prédio. No caso da conta pool, pode-se deixar apenas a receita ordinária, direcionando a extraordinária para uma conta vinculada.
- Por gerar mais trabalho e taxas bancárias, em geral a conta vinculada pode encarecer o contrato com a administradora.