Hotel em chamas

SC: Pane em TV pode ter provocado incêndio que deixou 14 vítimas

sexta-feira, 24 de março de 2023

Hóspedes pularam de janelas de hotel para fugir de incêndio em SC, diz bombeiro

Ao menos quatro pessoas se jogaram de janelas do edifício para se salvarem em São Francisco do Sul. Uma delas teve fraturas na queda.

Ao menos quatro das 14 vítimas do incêndio que atingiu um hotel em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, pularam de sacadas do prédio para escapar das chamas, segundo o bombeiro voluntário Claudio Kuchta.

O fogo atingiu o edifício na madrugada desta segunda-feira (26). Ao menos 40 pessoas estavam no local. Os hóspedes dormiam entre o primeiro e o terceiro andar quando o fogo começou.

Entre as vítimas, três tiveram mais de 60% do corpo queimados e foram transferidas em estado grave para o Hospital Regional São José, em Joinville. As demais tiveram alta hospitalar.

Colchões foram colocados para amortecer a queda antes do grupo de hóspedes se jogar, informou o socorrista. Um deles bateu contra um pergolado e sofreu fraturas.

"Estava com queimadura nos braços e durante a queda quebrou o braço, a mão, mas foi conduzido à unidade hospitalar", disse.

Conforme a assessoria do hospital de São Francisco do Sul, oito vítimas, entre elas as que pularam do prédio, foram encaminhadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Todos tiveram alta antes das 15h desta segunda.

"Não tiverem lesões graves. Inalaram um pouco de fumaça, permaneceram algumas horas em observação e depois foram liberadas", informou.

Incêndio

A Polícia Militar detalhou que o fogo começou por volta de 5h e a suspeita é que tenha iniciado na televisão da recepção, por conta de uma pane elétrica em um aparelho, e se espalhou por colchões que estavam ali perto.

Rapidamente as chamas aumentaram e o prédio foi evacuado pelas escadas e por uma escada móvel colocada pelos Bombeiros Voluntários do lado de fora do hotel.

A maioria das vítimas estava dormindo no momento em que o fogo começou. As chamas foram controladas para impedir que se espalhassem por prédios vizinhos.

O hotel estava locado para uma empresa que presta serviços para a ArcelorMittal. Todos os hóspedes eram funcionários dessa empresa.

A ArcelorMittal se manifestou por nota:

A ArcelorMittal foi informada pela Monto Industrial, empresa contratada para montagem eletromecânica nas obras de expansão da unidade, da ocorrência de um incêndio nas dependências do Hotel Macs em São Francisco do Sul, Santa Catarina, utilizado para hospedar parte do efetivo da Monto.

A ArcelorMittal lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares do colaborador da Monto que não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital. A ArcelorMittal reforça que está em contato direto com a liderança da empresa contratada, prestando toda solidariedade e apoio necessários, além de colaborar com as autoridades competentes na apuração dos fatos.