O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

PMs em condomínios

RJ: Projeto autoriza governo a ceder agentes para segurança privada

terça-feira, 23 de abril de 2024
WhatsApp
LinkedIn

Governo do RJ avalia ceder PMs para segurança privada em condomínios

Projeto tem o objetivo de privatizar o serviço do Segurança Presente, projeto do governo do RJ em parceria com a PM

O governo do Rio de Janeiro avalia ceder policiais militares do programa Segurança Presente para atuarem de maneira privada para condomínios, associações de moradores, ruas e lojas. A proposta é prevista em um projeto de lei aprovado na última quinta-feira (11/4) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Segundo o projeto, de autoria do deputado Fabio Silva, do União Brasil, o governo estadual teria autorização para “firmar parcerias” com condomínios residenciais, associações de moradores, comerciantes, em conjunto ou isolados, a fim de oferecer a presença ostensiva de policiais nos locais.

As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta do termo de parceria a ser firmado entre o Poder Executivo e as pessoas elencadas no artigo 1º desta lei [condomínios, associações de moradores e comerciantes]”, diz o projeto.

Aprovada no plenário da Alerj, a lei propõe que, além de policiais militares, também podem ser contratados inspetores da Polícia Civil, de Administração Penitenciária e bombeiros. A proposta passará por uma segunda votação na próxima semana.

Na prática, o projeto privatiza o serviço de policiais, agentes penitenciários e bombeiros. Se analisado no contexto da segurança pública do Rio de Janeiro, a proposta é similar ao que resultou no nascimento das milícias, só que amparada por uma legislação.

O relatório final da CPI das Milícias, feita em 2008 na Alerj, define que a origem das milícias vem de uma necessidade de segurança de certas regiões.

O medo também é a origem da legitimidade informal dos grupos de controle. Ele instrumentaliza de tal forma a insegurança que torna viável a crença e a aceitação de justiceiros, salvadores ou qualquer libertador que ofereça segurança. É nesse sentido que comércios ilegais e informais de segurança se expandem e dão origem, na prática, à privatização informal da segurança”, disse o relatório da CPI das Milícias.

Fonte: https://www.metropoles.com/colunas/guilherme-amado/governo-do-rj-avalia-ceder-pms-para-seguranca-privada-em-condominios

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet