O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Invasões a condomínios

RS: Quadrilhas que atuavam em vários estados são desarticuladas

quarta-feira, 24 de abril de 2024
WhatsApp
LinkedIn

Polícia desarticula quadrilhas especializadas em roubos a condomínios

Investigações pegaram criminosos que atuavam em 5 estados, se passavam por moradores e ostentavam nas redes sociais

A Polícia Civil prendeu o terceiro integrante de uma quadrilha especializada em roubo a condomínios nessa terça-feira (23). As investigações estavam em andamento desde dezembro do ano passado, quando o grupo de criminosos invadiu um apartamento em Porto Alegre.

Imagens das câmeras de segurança flagraram a ação dos bandidos. Nos vídeos, um criminoso entra no condomínio, sem dificuldade. Logo depois, chega mais um ladrão. Enquanto isso, um comparsa, de carro, circula para dar cobertura. Uma hora e meia depois, a dupla deixa o prédio com uma sacola e uma mala. Segundo a polícia, foram levados um cofre, joias e dinheiro em espécie, tudo avaliado em meio milhão de reais.

Antes de agir, os suspeitos observavam a rotina dos moradores e do condomínio. Segundo o delegado João Paulo de Abreu, os criminosos se aproveitaram das obras que aconteciam no local. “Eles estavam ali para também participar daquela obra e, infelizmente, sem muito critério por parte da portaria, acabaram tendo o acesso à parte interna, foram em vários apartamentos e elegeram aquele que estava vazio”, explica.

O crime deu início a uma investigação nacional. Dois dos integrantes, Gabriel de Albuquerque Carvalho, de 24 anos, e Lucas Costa Santana, de 22, foram presos no dia 13 de abril, em Avaí, no interior de São Paulo.

A prisão do terceiro criminoso foi nessa terça-feira (23), em São Paulo. Gabriel Santos Dias, de 22 anos, ostentava nas redes sociais joias roubadas, como anéis e correntes de ouro, relógios caros, além de festas e viagens. Uma das fotos foi feita no espelho de um condomínio invadido.

A quadrilha agia em pelo menos cinco estados do país: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Até agora, a operação já bloqueou mais de um milhão de reais em contas bancárias.

Mais uma quadrilha

A prisão acontece na mesma semana em que a polícia de São Paulo desarticulou um grupo criminoso especializado em roubo a condomínios. Os envolvidos também eram jovens e costumavam se passar por moradores.

"São duas quadrilhas separadas, distintas, mas eles se reconhecem, são da mesma região, e não estavam atuando juntos. Eles acabam fazendo a mesma coisa, tanto que faziam aqui e depois migraram”, explica o delegado.

No último domingo (21), dois homens suspeitos de integrarem uma quadrilha de roubo de imóveis foram presos por policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Os criminosos estavam a caminho de São Paulo e voltavam de Curitiba, no Paraná, quando foram detidos na Rodovia Régis Bittencourt.

De acordo com a polícia, os presos e mais dois criminosos que conseguiram escapar tinham furtado um apartamento em um condomínio na capital paranaense, durante o fim de semana. Os detidos roubaram joias, dólares e objetos pessoais.

A quadrilha já estava sendo investigada pela polícia, por isso, mudou o foco das ações e passou a realizar os arrombamentos em cidades nos estados do Sul do Brasil. Houve troca de informações entre as Polícias Civis de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná para solucionar o crime. As prisões foram realizadas por agentes da 4ª Delegacia Patrimônio (Investigações sobre Roubo a Condomínio).

Os suspeitos levaram R$ 7 mil em espécie, US$ 825, joias, roupas, tênis, e algumas outras moedas estrangeiras. Dois revólveres calibres 38 e 32, além das respectivas munições, foram apreendidos.

A dupla revelou que as duas armas estão com os outros dois integrantes da quadrilha, que voltaram para São Paulo usando outro meio de transporte. Ambos já foram identificados. Os presos foram autuados por furto qualificado e associação criminosa.

Quadrilha especializada

Identificados como Luiz Henrique Malandrino Filho e Rodrigo Paixão da Silva Júnior, ambos de 21 anos, os homens estão sempre juntos e compartilham, nas redes sociais, fotos das joias furtadas.

Antes de atacar em Curitiba, eles também furtaram apartamentos de luxo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os chefes da quadrilha ainda estão sendo procurados.

Em um dos roubos, há dez dias, os dois se beijaram na porta do prédio para se passar por moradores e enganar o porteiro. E deu certo. O suposto casal passa despercebido e tira o alerta de qualquer porteiro ou morador.

No mês de abril, Rodrigo Paixão foi filmado em outro furto, na capital gaúcha. Ele levou mais de 3 milhões de reais em joias, dinheiro e uma pistola calibre 9 milímetros.

Em Curitiba, neste sábado, foi ele quem agiu novamente. Entrou às 16h14 e saiu, carregado, em menos de uma hora.

Fonte: https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/policia/policia-desarticula-quadrilha-especializada-em-roubos-a-condominios-em-porto-alegre

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet