Tiros contra família

Homem com ordem para não entrar em prédio aproveitou saída de carro

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Crime em condomínio de Boa Viagem: homem estava proibido de entrar no prédio

O homem de 50 anos que atirou contra família no Edifício Morada dos Navegantes, na Rua dos Navegantes, no Bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na manhã desta sexta-feira (8) tinha ordem para não entrar mais no condomínio. Ele baleou três pessoas - uma delas com morte já confirmada - e depois tirou a própria vida, supostamente por não aceitar o fim do relacionamento com a ex-companheira, uma empresária de 50 anos.

O então casal teria se mudado para o apartamento no último domingo, após meses de reforma, mas o relacionamento foi rompido nos últimos dias. Nesta sexta (8), ele rondou por horas a rua onde morava, e aproveitou a saída de um carro para entrar pela garagem.

Os funcionários disseram ter ficado acuados ao vê-lo portando uma arma. "Ele ficou arrodeando o prédio todinho. A ordem era para ele não subir mais, porque não morava mais aqui, já que estava separado. Mas ele pegou a passagem do carro que estava saindo e subiu a rampa armado", relatou o zelador Roberto dos Santos à TV Jornal.

O zelador disse que ainda chegou a conversar com o homem, que pediu para ele se afastar. "Eu cheguei perto dele e perguntei 'não é nada com a gente, né?', e ele disse, 'não, só vou pegar o elevador', e eu disse 'você não sabe que não pode?' e ele mandou afastar. A gente ligou para o apartamento e disseram 'não deixe subir', mas como a gente não deixaria? Se estava armado? Quatro ou cinco minutos depois escutamos os tiros", disse.

À reportagem, a perícia contou que o homem subiu até o apartamento, no 4º andar, e chamou todos os ocupantes - a ex-mulher, a enteada dele, de 20 anos, e o namorado da enteada, de 28 - para o hall. Lá, desferiu os tiros e depois tirou a própria vida com um tiro na cabeça. Equipes do Instituto do Criminalística (IC) encontraram o corpo dele caído no corredor.

"A situação se deu no corredor. Ele se suicidou com um disparo na cabeça. A gente verificou que tinha uma vítima próxima ao local onde ele se lesionou, de 30 a 50 centímetros, lesionada, e que ele se suicidou ao lado dela", disse o perito Ranon Barros, e completou: "há duas perfurações nas paredes do hall. Fizemos registros e imagens para determinar se houve algo no apartamento ou não."

Ex-mulher e enteada estão internadas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu as três vítimas. O namorado da enteada, um homem de 28 anos, foi levado até o Hospital da Restauração (HR). Ele deu entrada às 9h28 na unidade com um tiro no peito, e veio a óbito às 10h15.

A ex-mulher e a filha dela foram encaminhadas para o Complexo Hospitalar Unimed Recife, mas a assessoria da Unimed afirmou que, pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), não pode divulgar o estado de saúde das vítimas.

Feminicídios em Pernambuco

A coluna Ronda JC informou que a Secretaria de Defesa Social (SDS) somou, entre janeiro e maio deste ano, 34 casos de feminicídio. Foram 12 mortes a menos do que no mesmo período de 2021. Além disso, 16.614 vítimas de violência doméstica procuraram as delegacias do Estado para denunciar seus agressores neste ano.