Odirley da Rocha

7 problemas que a tecnologia resolveu nos condomínios

A era digital veio para facilitar a vida de síndicos, administradoras de condomínio e moradores

Por Thais Matuzaki

03/06/21 02:17 - Atualizado há 3 anos


Por Odirley Rocha*

Como todos nós sabemos, o dia a dia do síndico não é fácil. Ele tem que se preocupar com toda a gestão financeira do condomínio, brigas entre moradores, problemas com os prestadores de serviços, cuidar da segurança do condomínio e muito mais... 

Ainda bem que a tecnologia veio para ajudar. Bora conhecer os 7 problemas que a tecnologia resolveu e ajudou a melhorar a vida do síndico nos últimos anos?

Pasta de prestação de contas digital

Durante décadas o síndico recebia uma pasta em papel no seu condomínio com todas as contas, balancetes e resumo geral das despesas.

Muitas vezes o síndico colocava no mural e tinha que ficar explicando nos corredores o que era a conta tal, como foi paga, em que condição foi paga, enfim... 

Com a chegada da pasta de prestação de contas digital, muita coisa mudou, dentre elas:

A manutenção preventiva do condomínio de forma on-line 

Em milhares de condomínios espalhados pelo país, as manutenções preventivas não acontecem, geralmente são as corretivas que estão presentes nos nossos condomínios e quando essas acontecem, custam muito caro. 

Vamos parar para pensar um pouco... 

nos últimos 5 anos teve alguma cota extra, devido alguma manutenção urgente que teve que ser feita? Com certeza você não esperava por esse valor, certo?

Agora você pode ter no seu condomínio uma plataforma que organiza as manutenções preventivas. 

Dentro de todas as normas da ABNT, a plataforma utiliza o conhecimento e o serviço de engenharia para auxiliar, em tempo integral, na adaptação dos planos preventivos junto às rotinas dos zeladores e empresas externas

A equipe vai até o condomínio e realiza uma verdadeira digitalização da edificação por meio de um inventário completo. A partir daí, gera os alertas das manutenções conforme as normas vigentes e existe o acompanhamento de uma equipe de engenharia para ajudar o síndico nesse processo. O condomínio ganha no custo com manutenções corretivas.

Tanto a administradora quanto o síndico têm mais tempo para pesquisar orçamento dos serviços prestados. Lembrando que os moradores terão acesso à plataforma e podem acompanhar os serviços já feitos e os que serão executados. Essa é mais uma ferramenta que mostra transparência na gestão condominial.

Armário inteligente de correspondência e encomendas

No seu condomínio já aconteceu algum tipo de extravio de correspondência ou uma mercadoria que foi entregue mas não chegou para o morador

Infelizmente isso acontece com mais frequência do que imaginamos e a responsabilidade desse extravio é do condomínio. 

Fico imaginando o condomínio ter que pagar um o iPhone 12 para algum morador, pois o funcionário do condomínio recebeu, porém não chegou no apartamento. Quem paga essa conta? São todos os moradores. 

A tecnologia trouxe os lockers inteligentes, são armários com espaços pequenos, médios e grandes. O carteiro tem acesso ao armário, coloca o iPhone 12 dentro de uma porta e nesse momento o morador recebe uma notificação que chegou uma mercadoria para ele.

Ele desce e apresenta o QR Code para o leitor do armário e o mesmo abre a porta específica. Tudo isso possui rastreabilidade onde o síndico sabe qual o carteiro que colocou, que horas ele colocou, qual o morador que retirou e que horas retirou, além disso, também tem as gravações de imagens destes momentos.

Assembleia virtual

As assembleias precisavam mudar seu formato. Muitas delas eram uma reunião chata, um momento de discussão, um momento para cumprir a lei, não tinham hora para terminar, poucas pessoas presentes e muitas dúvidas nos dias posteriores à assembleia, pois a grande massa do condomínio não estava presente. 

A assembleia virtual veio para tirar um grande peso das costas do síndico, pois com a assembleia virtual, ele tem uma participação maior dos moradores

Além disso, ela fica gravada para uma futura conferência, os moradores podem participar de qualquer lugar e, dessa forma, ajudam o síndico nas suas decisões.

Abusos das áreas comuns

Durante muito tempo os condomínios ficavam dependendo se alguém viu quem quebrou o vaso do hall de entrada, quem quebrou o espelho do corredor e muitos desses casos quem assumia o prejuízo era o próprio condomínio. 

O monitoramento de câmeras nas áreas comuns se tornou um aliado do síndico, basta o gestor solicitar para a empresa as imagens do ocorrido e com elas em mãos, pode aplicar uma advertência ou até mesmo multa para o morador infrator.

Telemetria nos condomínios 

Você já teve alguma reclamação no seu condomínio na qual suspeita-se que um morador possui uma lavanderia ou uma cozinha industrial dentro do apartamento? 

Se você é síndico, tem que lidar com esses conflitos. 

A telemetria chegou no mercado condominial. Você pode ter as informações on-line dos consumos de gás, água e energia do seu condomínio, inclusive por apartamento. 

Vamos às situações de como essa tecnologia pode ser aliada do síndico e dos moradores:

Controle de acesso inteligente 

Em alguns condomínios do país, existe uma grande dificuldade da equipe de portaria local para seguir os procedimentos de acesso do regimento interno do condomínio, devido a várias situações do dia a dia. 

Para resolver isso, chegou o controle de acesso inteligente, o qual são instalados equipamentos de controle de entradas e saídas no condomínio com a tecnologia de QR Code para ajudar o porteiro local com as informações necessárias.

Vamos ver como isso vai ajudar a vida do seu porteiro do condomínio:

O controle de acesso inteligente vai ajudar o síndico e os moradores a terem todas as informações de acesso do condomínio, possibilitando a rastreabilidade da mesma e isso contribui, ainda, para o gestor ter mais tranquilidade com essas informações na palma da mão.

Gostou? Gostaria muito de sua participação! Qual o problema que a tecnologia ainda não resolveu? Bora comentar? 

(*) Odirley Rocha é formado em Eletrotécnica e Eletrônica, com MBA em Gestão da Segurança Empresarial. No mercado de segurança há 23 anos; diretor de relacionamento do Porter Group. (https://portergroup.com.br/)