25/02/22 04:00 - Atualizado há 2 anos
Por Alexandre Prandini*
Existe um novo síndico sendo formado – um perfil tão profissional e antenado que nos assusta a conectividade com o mercado moderno de hoje em dia.
Logo, fica claro que o próximo passo é encarar o mercado de condomínios como um mercado sólido e consolidado. Sim, meus queridos, nós nos consolidamos! Esperei anos para dizer isso, e estamos agora amadurecendo quais são os players (empresas) que vão ditar, ou melhor, orientar as tendências do mercado.
A contar daí, temos uma grande abertura para novas tendências e novas oportunidades que não eram navegadas pelos condomínios. Trata-se de um leque gigante de produtos e serviços que migram do grande mercado (mercado de empresas e afins) para o mercado de condomínios.
mercado de condomínios é um cluster de CPF e CNPJ?
Que toda vez que uma empresa pensa em explorar o serviço ou venda de produto para um dessas classificações estará olhando metade da oportunidade?
facilidade para o condomínio (CNPJ)nem oferecer um atrativo ao morador (CPF)irá atender metade da demanda apenas perdendo dinheiro e lucratividade. emocionalmente à família e à moradianicho seja extremamente conservador.chegada de projetos de empreendimento modernosmudou o sentimento da aceitação deste mercadotransformação tecnológica e digitalquebraram essas barreiras.
Então, estamos mais conectados, mais abertos. Podemos pensar em ser mais eficientes querendo entregar mais, com isso, podemos discutir um fenômeno do mundo empresarial, que eu acredito fortemente que iremos vivenciar aqui no mercado de condomínio.
Estou falando de mudar o mindset de Closed Innovation para um pensamento, comportamento e mentalidade chamada Open Innovation.
Vencer esse paradigma de não compartilhar, competitividade absoluta, da centralização das informaçõesAbrir mais ações é essencial para o mercado não tratar uns aos outros somente como competidores.caminho é discutir o mercado, soluções, dores e ideias, e não discutir o viés de serviço ou produto.
Open Innovation Condominial faz vencer uma quantidade grande de barreiras que trará produtos e serviços que hoje não existem no mercado de condomínio.
cabeça aberta e a aceitação plena não faz construir concorrentessolucionar serviços e ou produtos que resolvam uma dor ou tragam uma novidade para a gestão ou condomínio, mesmo que isso não seja convencional.Vamos formar uma nova forma de entregar serviços e produtos em condomínios.
Fonte de pesquisa: AAA inovação - Alan Consta / Growthahollic / Wikipedia (inovação aberta) / Livro "Novas fronteiras em inovação aberta" - de Henry Chesbrough, Wim Vanhaverbeke e Joel West.
(*) Síndico profissional de destaque em São Paulo; coordenador e professor do curso Experts do Síndiconet; formado em Administração e Marketing e pós-graduado em Finanças; atua no mercado de condomínios desde 2002, focando em inovação e solidificação do mercado condominial.