04/05/23 01:56 - Atualizado há 1 ano
É o síndico do condomínio quem cuida do funcionamento da máquina que proporciona um ambiente comum seguro, confortável e que gera satisfação e bem-estar para todos os condôminos.
o síndico – profissional ou não – deve assumir o papel de anfitrião dos condôminos, estabelecendo com eles um relacionamento amistoso.demonstrar a filosofia da gestão, pregando o respeito entre as pessoas em geral e à não-violência, na atenção às crianças, idosos e pessoas com deficiência, nas relações familiares, entre condôminos e, em especial, no relacionamento com os funcionários do condomínio, prestadores de serviço e até entregadores.
comportamento do síndico indica como ele gere pressões e conflitos de um momento delicado, que é a implantação de um condomínio. Determina também o grau de eficiência e transparência na gestão da previsão orçamentária e se ele tem a firmeza necessária para a negociação de eventuais pendências de construção com a incorporadora.é comum que haja falhaspapel do síndico apontá-las da forma e no tempo certos, em busca da solução efetiva, numa negociação delimitada por prazos para que os objetivos não se percam no tempo.
capacidade de liderar a implantação de um condomínio, o síndico não pode ter medo de falar com as pessoas, e precisa saber se relacionar adequadamente com elas. Veja cinco dicas a seguir:
Outro momento importante é a mudança de um novo condômino para o condomínio. Isso traz para o síndico uma nova oportunidade de se aproximar dos condôminos.
Após a mudança, numa mensagem ou ligação por telefone, ele pode solicitar ao condômino para que avalie se, no que dependia do condomínio, a operação foi realizada adequadamente ou se é necessário rever o assunto, para melhorar nas próximas.
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síndico deve circular pelas áreas comuns, para ser visto e para ver de perto se as suas determinações estão sendo seguidas.Pode fazer isso também para conferir apontamentos do zelador ou gestor predial em relação a acessos, ambientes, serviços realizados ou eventuais necessidades de obras ou melhorias.
não hesitar em abordar moradores para colher impressões sobre a sua adaptação ao condomínio, desempenho da equipe operacional ou para simplesmente cumprimentá-los e se apresentar.
Síndicos devem reverberar boas notícias, porque as ruins, quando surgem, se divulgam por si só.
(*) Roberto Viegas é jornalista e palestrante especialista em mercado imobiliário e condomínios. Como diretor de Assuntos Corporativos, realizou mais de 200 implantações de condomínio pelo Brasil numa das maiores incorporadoras do País, onde foi responsável pelo relacionamento com clientes e pela seleção de administradoras de condomínio e de síndicos profissionais. Também é consultor de Comunicação, gerenciamento de crise e sustentabilidade. E-mail: roberto.viegas@3rgt.com.br