16/12/22 02:22 - Atualizado há 1 ano
Claro que estas atribuições (outras competências começaram a ser incorporadas permitem diferenciar-se e conquistar o desejado protagonismo num mercado extremamente concorrido como o de condomínios.
Deixando de lado essa parte operacional que sempre está evidente para todos, como envio de boletos, pagamentos e prestação de contas, a expertise da administradora é capaz de elevar o nível da gestão, pois:
Vale a velha máxima: o desafio é a sua maior oportunidade. E esta matéria, com certeza, lhe dará alguns insights, confira!
A transformação do mercado condominial nos últimos anos Para entender como o mercado condominial se apresenta atualmente para as administradoras de condomínio, é importante olharmos rapidamente para o passado, um tanto quanto recente: a pandemia.Segundo José Roberto Graiche Jr., presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), a chegada da Covid-19 desestabilizou todos os setores, que tiveram que se reinventar para se manter.
Na perspectiva condominial, o desafio da pandemia permitiu que alguns processos evoluíssem mais rapidamente, criando, então, oportunidades, como a adesão à tecnologia.O maior exemplo disso foi a assembleia digital. Respeitando os protocolos sanitários de isolamento social, as reuniões de condomínio foram forçosamente transportadas para a tela do notebook ou celular. Com praticidade, a tecnologia ganhou a confiança dos usuários e, em alguns casos, até resolveu problemas crônicos como a baixa presença dos condôminos.
Em sua palestra no Conexão SíndicoNet 2022, o diretor da Apsa Leonardo Schneider complementa esse raciocínio, relembrando o quanto as administradoras de condomínio tiveram que se adaptar instantaneamente ao trabalho remoto."A tecnologia se tornou uma aliada para impulsionar o crescimento das administradoras de condomínios, ao prover essas ferramentas que desafogam o trabalho manual dos colaboradores. Ela também veio para eliminar alguns processos mais lentos e burocráticos, que mantínhamos por puro costume", reforça Graiche.
"Porém, ao mudar essa dinâmica, a tecnologia na gestão condominial se consolidou. Além das assembleias digitais, tivemos o atendimento agilizado via WhatsApp e cada vez mais aplicativos", ele pontua.
Importância de analisar o passado através dos números Na pandemia, o universo condominial viveu 2 anos em 5, muito em função da tecnologia. Em sua palestra no Conexão SíndicoNet 2022, o sócio-proprietário da Manager Gestão Condominial Marcelo Mahtuk mostrou que daqui em diante o mercado para as administradoras vai sofrer cada vez mais transformações.Para demonstrar isso, Mahtuk abriu alguns números da Manager dos últimos 5 anos, que mostram como muita coisa já mudou e a tendência é intensificar:
Será que sua administradora também passa por esse cenário?elabore esses cálculos, como uma forma de olhar o passado, entender o futuro e se prevenir. Mahtuk dá outras dicas para que os gestores tenham noção de onde estão e onde querem chegar:
1. Preço Hoje em dia, está tudo muito igual na concorrênciapreço muitas vezes acaba se tornando um fator determinante para escolha do síndico.
Para transformar o desafio do preço numa oportunidade, a administradora pode:
"Quanto a esse último tópico 'especialização', eu tenho um cliente que saiu da minha carteira por preço, mas voltou por causa do nosso atendimento. Isso é palpável para ele, faz a diferença, as administradoras têm que investir", lembra Mahtuk.2. Tecnologia/Transformação Digital A tecnologia é um desafio, pois pode trazer alguns pontos tempo e dinheiro para acompanhar e investir nas tendências que surgem em um piscar de olhos. “Parece que as empresas estão dentro de uma bolha, o que dificulta enxergarmos novas possibilidades”, afirma Mahtuk. De acordo com ele, para a administradora utilizar a tecnologia a seu favor, ela deve:
Com a entrada significativa desses agentes no setor, nota-se a mudança de perfil desses profissionais – antes senhores aposentados; hoje mais jovens, participativos e empreendedores.alto nível de qualificação exigido para o cargo atualmente.
Cabe às administradoras entender que tipo de serviço, atendimento ou demanda os síndicos profissionais vão exigir da empresa.O que é certo, como já comentado por Mahtuk, as empresas podem acompanhar esse movimento agregando novos produtos. Schneider costuma aplicar o conceito intitulado como “Universo Condomínio” para prestar um serviço melhor e aumentar a receita.
Basicamente, é uma forma da administradora funcionar como uma plataforma, oferecendo soluções, e assim, novas oportunidades. A Apsa, por exemplo, tem parceria com diversos setores, como empresas de qualificação de síndicos profissionais, contas digitais especializadas em condomínios e até garantidoras de crédito.Ou seja, o leque de oportunidades para as administradoras de condomínio está cada vez mais amplo e já não dá mais para se prender às atividades burocráticas. Inove para alçar voos!
Marcelo Mahtuk (sócio-proprietário da Manager Gestão Condominial); Leonardo Schneider (diretor da Apsa e vice-presidente do Secovi-RJ) e José Roberto Graiche Jr. (presidente da AABIC).