Ambiente

Água suja

Concessionária de Cuiabá recebe reclamação de moradores de condomínios

Por Mariana Ribeiro Desimone

terça-feira, 18 de junho de 2013


 Morador do Florais reclama de água da CAB Cuiabá

Essa não é a primeira vez que a qualidade da água servida pela concessionária é questionada
 
Moradores do Condomínio Florais Cuiabá, localizado no bairro Ribeirão do Lipa, na Capital, reclamaram da qualidade da água que está sendo fornecida pela CAB Cuiabá às residências do conjunto habitacional.
 
As denúncias foram feitas por meio de fotos enviadas ao MidiaNews, nesta segunda-feira (17).
 
Um morador, que prefere não ser identificado, relatou à reportagem que se surpreendeu com a cor e o aspecto do líquido que saiu das torneiras da sua casa, na manhã de hoje.
 
“Era uma água completamente suja, como se já estivesse usada e estivesse seguindo para ser despejada no rio”, reclamou.
 
Ele contou que deixou a piscina de sua casa enchendo pela manhã e, quando observou, a água no depósito era de cor esverdeada.
 
“E isso não aconteceu só na minha casa, mas na de outros vizinhos também”, afirmou o morador.
 
Problema crônico
 
Esta não é a primeira vez que os cuiabanos reclamam da qualidade da água servida pela concessionária dos serviços de abastecimento e tratamento de esgoto da Capital.
 
No mês passado, moradores do bairro Coophema, na região Sul de Cuiabá, denunciaram, por meio de fotografias, a qualidade da água fornecida pela empresa.
 
Falta d’água
 
Além da qualidade duvidosa, os problemas de abastecimento envolvendo a CAB Cuiabá também são frequentes.
 
Ainda na última sexta-feira (14), moradores da rua São Luiz, no bairro Lixeira, em Cuiabá, deram início a um protesto pela falta de água. 
 
Eles colaram cartazes relatando o problema em todas as casas da rua, onde o fornecimento de água é considerado deficitário há 15 dias.
 
A concessionária enviou caminhões-pipa aos moradores, durante o final de semana e, nesta segunda-feira (17), a água voltou a ser distribuída na rua – ainda que fraca e sem força suficiente para subir para as caixas das casas.
 
“Pelo menos, deu para encher as caixas que ficam no chão e lavar algumas roupas”, afirmou a pensionista Helena Nunes Rodrigues, de 81 anos.
 
Outro lado
 
Em nota enviada ao MidiaNews, a assessoria da CAB Cuiabá explicou que, durante o último final de semana, houve um rompimento na tubulação de distribuição de água que atende a área em que se localiza o condomínio Florais Cuiabá, o que pode resultar na entrada de material particulado (solo) na tubulação.
 
A concessionária afirmou que desenvolve algumas ações de intervenção na rede de água para diminuir os problemas provocados por rompimentos, que não comprometem a qualidade da água distribuída.
 
"Tratam-se de descargas de água efetuadas na rede de distribuição. A qualidade da água fica mantida, uma vez que se tem cloro disponível para garantir a distribuição de água isenta de produtos não desejados", diz trecho da nota.
 
A empresa afirmou que uma equipe do setor de Controle de Qualidade da CAB Cuiabá estará no condomínio nesta terça-feira para efetuar amostras para análise da água e realizar correções caso seja necessário. A vistoria será realizada amanhã pois o bairro é atendido em sistema de rodízio e hoje, segunda-feira, não há abastecimento agendado.

Fonte: http://www.midianews.com.br/