Espaço Airbnb

Airbnb: estadias mais seguras

Recursos para mais segurança e confiança em condomínios

Por Airbnb

terça-feira, 29 de novembro de 2022


Airbnb conta com ferramentas e processos para reforçar segurança 

Identificação de hóspedes  e proibição de festas contribuem para estadias mais seguras em condomínios

Para o Airbnb, a segurança e o bem-estar de anfitriões, hóspedes e da comunidade em geral são prioridade. A plataforma, que, hoje, conta com mais de 4 milhões de anfitriões em quase todos os países do mundo, trabalha constantemente para reforçar a confiança e a segurança de todos os envolvidos, incluindo condôminos e administradores de edifícios residenciais.

Com o aumento do custo de vida, obter renda extra nunca foi tão importante. Isso está fazendo com que uma nova onda de pessoas considerem se tornar anfitriãs no Airbnb pela primeira vez.

Para manter a segurança de toda a comunidade, a plataforma exige de novos anfitriões, assim como de hóspedes, que criem um perfil e informem à plataforma dados pessoais completos e forma de pagamento,  que incluem informação relevante para identificação de cada usuário.

Para mais segurança, o pagamento do hóspede ao anfitrião é permitido apenas por cartão de crédito e por meio da Plataforma Airbnb. 

Verificação de identidade

O Airbnb possui, ainda, sistemas para verificar a identidade de anfitriões e hóspedes. Usuários devem inserir no sistema uma foto do documento de identidade antes que os processos de reserva (no caso de hóspedes) ou de publicação de um anúncio (anfitriões) sejam concluídos.

Em seguida, a plataforma verifica se a pessoa que adicionou o documento de identificação é quem ela diz ser. Para isso, o Airbnb pode ainda solicitar ao hóspede ou ao anfitrião que tire uma foto de si mesmo, que será comparada à foto do seu documento de identificação apresentado. 

Em 16 de novembro, o Airbnb informou a expansão da verificação de identidade para todos os hóspedes que viajam para os 35 principais países e regiões onde o Airbnb está disponível, incluindo o Brasil. 

Proibição de festas

Desde a implementação da política, houve uma queda de 44% na taxa de denúncias sobre perturbações em todo o mundo.

A proibição de festas e eventos, que começou como uma medida de saúde pública para contribuir com a contenção do coronavírus, ganhou ainda mais importância e, em junho de 2022, se tornou permanente, como mais uma medida de respeito com a comunidade onde as acomodações anunciadas no Airbnb estão inseridas. 

Em novembro, o Airbnb lançou sua tecnologia própria de análise de reservas nos Estados Unidos e Canadá, o que ajuda a reduzir a chance de festas não permitidas. A tecnologia de análise de reservas será expandida para todo o mundo no segundo trimestre de 2023.

Outros recursos para reforçar a confiança e a segurança da comunidade  incluem:

Boas práticas para convivência em condomínios

O Airbnb acredita que o diálogo é o melhor caminho para todos. A plataforma trabalha constantemente na comunicação aos anfitriões sobre boas práticas para estadias responsáveis e sugere que eles também as compartilhem com os hóspedes.

Nesse contexto, e para esclarecer eventuais dúvidas que possam existir sobre o aluguel por temporada via plataforma digital em condomínios, o Airbnb desenvolveu uma página dedicada ao tema: Aluguel por Temporada em Condomínios.

Além de apresentar diversas ferramentas e processos oferecidos pela plataforma para promover a boa convivência com os vizinhos, a página traz um Guia Especial para Síndicos e Administradores, que pode ser baixado em PDF e compartilhado com os moradores. 

*Conteúdos produzidos pelo Airbnb para síndicos e condôminos sobre o uso da plataforma em condomínios residenciais, com objetivo de esclarecer dúvidas e trazer informações importantes sobre uma forma transparente para todos.