Convivência
Ajuda infantl
Comissão de crianças colabora com a convivência em condomínio
Por Mariana Ribeiro Desimone
terça-feira, 17 de setembro de 2013
Comissão mirim colabora com administração de condomínio em SP
Projeto incentiva que crianças respeitem as regras do local. Márcio Rachkorsky tira dúvidas sobre o assunto no SPTV.
Faz quatro anos que o Residencial Andorinhas, em Guarulhos, na Grande São Paulo, resolveu propor parceria com as crianças e adolescentes para que eles ajudassem na administração do condomínio. A iniciativa deu certo e atualmente a chamada comissão mirim colabora com projetos de sustentabilidade e esportes além de orientar outras crianças a respeitar as regras do local, como mostrou o SPTV desta terça-feira (17).
Celso Lucas Lourenço de Oliveira tem 15 anos e é o ajudante geral. "Me sinto bem. Ajudando a organizar onde eu moro, minha moradia. Passar para as crianças o que é certo”, conta.
Os moradores aprovaram a iniciativa e disseram que com a parceria a vida dos moradores ficou mais tranquila. "Eles agora têm mais respeito até por eles mesmos e também pelos adultos”, afirma o projetista Eli Ribeiro da Silva Júnior.
Desde janeiro, a comissão já juntou R$ 250 com a venda de produtos recicláveis. O dinheiro foi para uma poupança que eles chamam de "ecológica" e segundo, a coordenadora de sustentabilidade, Camila Gonçalves dos Santos, de 11 anos, é fundamental que o condomínio organize o lixo.
“Vai ser importante para reciclar as coisas para não ficar jogando lixo no lugar errado, na rua. Com a separação do lixo, o condomínio ainda consegue fazer um dinheirinho porque vende todo o material reciclável pro ferro-velho”, diz.
O óleo de cozinha usado também é separado e doado para uma usina de reciclagem. Em troca, os moradores recebem, de graça, pedras de sabão biodegradável. O condomínio ainda pretende construir uma biblioteca.
A nova síndica mirim, Fernanda dos Santos, foi eleita recentemente, mas já sabe o que fazer: "Dar o exemplo, tudo, mostrar para as crianças que não pode fazer muita bagunça, deixar o prédio organizado", avisa.
O síndico Claudinei Generoso diz que o segredo para tudo funcionar é o diálogo. “O princípio de tudo é ouvir o que eles têm para nos passar e depois é correr e fazer acontecer”.
Fonte: http://g1.globo.com/