Espaço SECOVI
Aluguel salgado
No último mês de novembro, o aluguel em São Paulo subiu quase 1%
Por Mariana Ribeiro Desimone
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Aluguel em São Paulo cresceu 0,9% em novembro, diz Secovi
No acumulado dos últimos 12 meses, a alta é de 8,93%
Alugar uma casa ou apartamento na cidade de São Paulo ficou mais caro em novembro. Uma pesquisa mensal do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) revelou um aumento de 0,9% no valor do aluguel em relação a outubro, sendo que no acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 8,93% - variação superior à do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do período, que ficou em 5,6%.
Apesar disso, a diferença entre a variação acumulada do aluguel residencial e do IGP-M vem caindo, segundo o histórico levantado pelo Secovi. Em agosto, por exemplo, enquanto o valor do aluguel acumulava alta de 9,9% nos últimos 12 meses, o IGP-M estava em 3,9%. “É provável que seja menor em dezembro e nos próximos meses”, prevê o vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, Walter Cardoso.
Entre os imóveis com as maiores variações em novembro, os de um dormitório tiveram o maior aumento no valor da locação, com alta de 1,5% ante outubro. Já os de dois e três dormitórios cresceram, respectivamente, 0,6% e 0,3%.
A pesquisa ainda mostra que as casas foram alugadas mais rapidamente que os apartamentos, num prazo de 16 a 38 dias, conforme o IVL (Índice de Velocidade de Locação), que mede em número de dias quanto tempo se leva para assinar o contrato de aluguel. Já os apartamentos escoaram mais lentamente, com prazo médio de 20 a 42 dias.
O fiador foi o tipo de garantia mais frequente em novembro, com 48% do total. O depósito de três meses de aluguel participou em 32% dos contratos. Já o seguro-fiança foi a modalidade escolhida por quase um quinto das residências alugadas no período pesquisado.
Fonte: http://www.infomoney.com.br/