segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Uma equipe da Diretoria de Laboratório (Dilab) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) coletou, na manhã desta quinta-feira (04), duas amostras de água dos poços artesianos que abastecem o condomínio Jardins de La Reina e o loteamento Melville, no bairro da Santa Amélia, em Maceió. A água passará por análise para que seja avaliada a qualidade do líquido fornecido aos moradores das 300 casas dos dois residenciais.
Na terça-feira (02), a promotora de justiça do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, Lavínia Fragoso, em publicação no Diário Oficial, requisitou que o IMA realizasse uma perícia para constatação de possível dano ambiental, além de análises da água. De acordo com a promotora, o MPE recebeu uma denúncia anônima de que os poços estavam contaminados com nitrato. O diretor da Dilab, Manuel Messias, informou que o resultado das análises físicoquimícas e microbiológicas deve sair em um prazo de oito dias. “O IMA também vai escrever um relatório com as observações e os dados coletados para ser repassado ao Ministério Público, conforme solicitação”, explicou Messias.
No próximo dia 22 de setembro deve ocorrer uma audiência entre o MPE, o IMA, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Companhia de Saneamento Básico de Alagoas (Casal) e os representantes legais do condomínio e do loteamento para discutir a situação.
Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br/