Mundo estranho

Apartamento assombrado

DF: Influenciador viraliza ao compartilhar relatos

Por Agências de notícias

sexta-feira, 12 de julho de 2024


Homem afogado, portas batendo e espelhos caindo: as histórias do 'apartamento assombrado' no centro de Brasília

Morador que morreu na década de 1980 ainda visitaria local. Ex-inquilino conta que morou no apartamento da Asa Norte quando criança e que 'viu coisas'; para porteiro que trabalha no prédio há 35 anos 'tudo não passa de estória'.

Você acredita em assombrações? Em Brasília há quem diga – e confirme – que um apartamento no centro da capital é assombrado. O ponto de partida para a história é um homem que morreu afogado no Lago Paranoá e que morou no local nos anos 1980. Segundo os boatos, o bloco N da quadra 407, na Asa Norte, ainda é visitado por ele.

À época motorista do Ministério das Relações Exteriores, João Zacarias da Silva morreu após o seu barco virar enquanto pescava. Ele tinha 62 anos.

Nas redes sociais, uma pessoa que morou no apartamento conta que ouvia portas batendo, que espelhos caíam e quebravam, e que a água da encanação era "esquisita" (veja vídeo abaixo).

O g1 conversou com Francisco Valdir de Sousa, de 54 anos, porteiro e zelador do prédio há 35 anos. De acordo com ele, a tal assombração é apenas uma lenda.

"Eu sempre limpo o apartamento entre um dono e outro. Já entrei lá várias vezes e é normal. Não tem nada. Alguém criou isso aí e então ficou na internet", diz Francisco.

Acontecimentos misteriosos

@ojoaobiondi Relato do apartamento assombrado no bloco “N” da 407 Norte #relatosdeterror #horrortiktok #horrortok #historiasdeterror #historiasbizarras #assombração #creepypasta #creepytok ♬ Creepy horror song without melody(871246) - Hazumi

A pessoa que morou no apartamento diz que viveu no local por sete meses com a família, quando era criança, e garante que o lugar era sempre muito frio e "assustador". Ela fez o relato na publicação do tiktoker João Matheus, que contou sobre a lenda urbana e pediu aos seguidores que enviassem suas histórias com o lugar, se tivessem.

"As coisas começaram a assustar mesmo e a gente decidiu se mudar de vez numa manhã em que eu e minha irmã estávamos indo pra escola, minha mãe sempre vigiava a gente pela janela. Quando nos viramos para dar tchau, tanto eu quanto a minha irmã vimos um cara do lado da nossa mãe e ele ainda estava dando tchau pra gente também", conta a pessoa que morou no apartamento.

Segundo João Matheus, que já contou várias histórias curiosas sobre Brasília no TikTok, o seguidor também disse que lembra do que aconteceu com ele por causa de fotos da época em que ele e a família moravam no "apartamento assombrado".

Como o boato do fantasma surgiu

Como se trata de uma lenda urbana, não há comprovação de como ou quando, exatamente, a história surgiu e ganhou forma. Mas, segundo o publicitário João Amador, autor do livro e do blog "Histórias de Brasília", o ponto de partida é a morte de Zacarias, que morou no apartamento na década de 1980 e morreu afogado.

"Não tenho certeza se esse caso foi a origem da lenda, eu supus que tenha sido isso. Mas a história circula no boca a boca", diz Amador.

João Zacarias da Silva morreu afogado no lago no dia 8 de janeiro de 1986, perto da estação de tratamento de esgoto da Asa Norte. A morte foi divulgada pelo jornal Correio Braziliense.

Quando a reportagem foi publicada, em 9 de janeiro, o corpo ainda não havia sido encontrado, e o fato deu início aos boatos. No entanto, de acordo com o porteiro do Bloco N da quadra 407 Norte, Zacarias está devidamente sepultado no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Fonte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2024/07/12/homem-afogado-portas-batendo-e-espelhos-caindo-as-historias-do-apartamento-assombrado-no-centro-de-brasilia.ghtml