Administração

Áreas comuns

Veja como aproveitar locais sem muito uso, como ofurô e pet care

Por Mariana Ribeiro Desimone

domingo, 26 de maio de 2013


 Ofurô, sauna e "excentricidades" são ignorados em novos condomínios

Novidades entre os novos espaços de lazer projetados nos condomínios residenciais da cidade de São Paulo, ofurô, sauna, espaço zen e pet care (cuidados para animais de estimações), não tem recebido muita atenção dos moradores, segundo informações da imobiliária Lello divulgadas nesta terça-feira.
 
De acordo com o estudo, o ofurô lidera a ociosidade entre os espaços comuns de lazer. A sauna aparece na sequência, tendo pouca receptividade por parte dos condôminos. "São locais muito íntimos. É diferente quando se está num hotel ou SPA. Nos condomínios você irá encontrar e conviver com os vizinhos praticamente todos os dias", afirmou, em nota, a gerente da divisão de atendimento ao cliente da Lello, Márcia Romão.
 
A pesquisa também mostra que o "espaço zen", área destinada à meditação, é outro local que costuma ficar vazio. Já as áreas que dependem de contratação de funcionários, como por exemplo, o "espaço mulher", presente em alguns condomínios, ficam vazios se nenhum profissional for colocado como responsável pelo local. A imobiliária afirma que até mesmo nos finais de semana esses espaços ficam desocupados.
 
Inovar é a solução
 
A Lello afirma que para evitar a ociosidade nesses espaços, os condomínios precisam inovar. "No caso do 'espaço zen', por exemplo, a recomendação é formar turmas de tai chi chuan. Na sauna, pode-se promover palestra com esteticista para explicar aos condôminos quais são seus benefícios. Já para o ofurô, é recomendável divulgar agendas de uso individualizado, reservando um apartamento por vez, para que a família possa utilizar o equipamento sem a presença de outros moradores", diz a imobiliária.
 
Outra dica é contratar empresas especializadas para que elas possam auxiliar o condomínio no "espaço mulher", criando rotinas e cronogramas de atividades nesses espaços.
 
Mais frequentados
 
Segundo a Lello, apesar dos espaços diferenciados que os condomínios residenciais mais recentes oferecem, o salão de festas, a churrasqueira, a piscina e a sala de brinquedos ou playgrounds ainda são as áreas de lazer mais concorridas pelos moradores de prédios em São Paulo.
 

Fonte: http://economia.terra.com.br/