28/06/19 04:00 - Atualizado há 5 anos
Por José Elias de Godoy*
No último mês de maio, foi divulgado pela imprensa gaúcha que um homem foi preso por tráfico de drogas, com mais de 8 mil comprimidos de ecstasy, no interior de um condomínio em São Leopoldo (RS).
A notícia foi veiculada da seguinte forma:
“mais de 8 mil comprimidos de ecstasy são apreendidos em apartamento em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. A Polícia Civil realizou, na madrugada desta quinta-feira (23), a maior apreensão de ecstasy do ano no Estado. Foram encontrados 8,4 mil comprimidos da droga em um apartamento em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Segundo a investigação, os entorpecentes foram avaliados em pelo menos RS 500 mil. Um homem foi preso em flagrante. Conforme a apuração, o homem revendia os comprimidos para consumidores avulsos e para outros traficantes, que atuariam diretamente em festas de música eletrônica. Durante o cumprimento de mandado de busca no apartamento do suspeito, também foi apreendido um veículo que seria usado para transportar os entorpecentes. (Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br, de 28/05/2019).
O problema das drogas há muito tempo vem se tornando um flagelo para nossa sociedade, pois seu consumo tem aumentado consideravelmente a violência social. Pesquisas têm mostrado que cerca de 70% de todo e qualquer crime tem relação com as drogas, o que reforça o binômio drogas–violência, provando que ambas caminham juntas.
O uso e o tráfico de drogas, que antes ocorriam com frequência nas ruas e nas escolas, já chegaram aos condomínios de uma forma assustadora e preocupante.
Diante disso, surge a necessidade imperiosa da prevenção ao uso de drogas, em nosso caso específico, nos condomínios. Precaução que deve atingir pais, adolescentes, crianças, funcionários, enfim, todas as pessoas ligadas ao prédio, moradores ou empregados uma vez que o uso de drogas, por parte de moradores ou funcionários, pode ser uma das causas do aumento do número de furtos no interior dos condomínios.
A educação preventiva vem sendo reconhecida como a grande saída para diversos males que assolam nossa sociedade. E existem inúmeras atividades a serem realizadas, todas elas visando, obrigatoriamente, estimular a informação e o diálogo na família a respeito desse enorme problema que afeta a todos, sem distinção de sexo, raça ou classe social.
Para tanto, passaremos a descrever algumas dicas básicas de prevenção ao uso de drogas:
(*) Consultor de Segurança em Condomínios pela empresa SUAT e autor dos livros "Manual de Segurança em Condomínios" e “Técnicas de Segurança em Condomínios".