quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Os moradores de um condomínio na Zona Sul de São Paulo enfrentam problemas causados pelo ataque dos cupins, que destruíram armários e pisos dos apartamentos. A praga só foi controlada com a ajuda de um especialista. Cada morador paga uma taxa mensal de R$ 10 pela manutenção do serviço, como mostrou o SPTV desta terça-feira (28).
O condomínio, que fica no Brooklin, foi construído há 60 anos. Recentemente, os moradores de 15 dos 84 apartamentos passaram a conviver com o ataque de cupins. Como eles devoraram parte do armário do apartamento da dona de casa Aparecida Pereira, o jeito foi colocar os objetos em caixas. Mas os cupins não deram folga. O piso da sala, que é de madeira, está oco.
“Fui abrindo as portas e vendo ele poroso. As portas já estavam arriadas na parte de cima. Falei que é cupim”, diz.
A síndica chamou um especialista para acabar com a infestação no condomínio. Depois de fazer a inspeção nos apartamentos, o biólogo Randy Baldresca encontrou vários ninhos enormes de cupim. A praga, que estava dentro de armários embutidos, adequou-se ao espaço disponível para a fecundação, a proliferação e a fundação de novas colônias. O serviço feito pelo especialista causou o sumiço dos cupins. Para manter o prédio longe desse perigo, cada morador paga uma mensalidade de R$ 10 pela manutenção.
Em um condomínio em Perdizes, na Zona Oeste, os moradores dos 128 apartamentos tiveram que enfrentar os ratos. O principal alvo dos roedores foi o apartamento que fica no quinto andar. Os ratos escalaram pelo cano e entraram pela janela que estava aberta. O condomínio contratou uma empresa para acabar com o problema.
Fonte: http://g1.globo.com