Manutenção

Carros elétricos

Bombeiros e ABVE fazem audiência pública sobre recarga e segurança em edificações

Por SíndicoNet

quinta-feira, 27 de março de 2025


Corpo de Bombeiros e ABVE realizam audiência pública sobre recarga e segurança em edificações

O Corpo de Bombeiros de São Paulo, com apoio da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), promoveu na quarta-feira, 26/3, uma Audiência Pública Online sobre Segurança e Eletromobilidade sobre segurança em operações de recarga de veículos elétricos em estacionamento de edifícios residenciais e áreas comerciais.

O objetivo da audiência é subsidiar a futura norma sobre operações de carregamento de veículos elétricos e segurança em estacionamentos que os Bombeiros de São Paulo e dos demais estados deverão divulgar no primeiro semestre de 2025.

A meta final é criar um conjunto de medidas de prevenção e segurança que saliente a importância de proteção de toda a área dos estacionamentos, e não apenas das vagas que têm veículos sendo carregados.

A audiência foi transmitida pelo YouTube da ABVE a partir do estúdio da Fundabom (Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros de São Paulo), no centro de São Paulo. Assista à gravação:

Estava prevista participação de cerca de 20 entidades, com intervenções de 8 minutos cada, com a presença de bombeiros de diferentes estados, vinculados à entidade nacional do setor (Liga dos Bombeiros Militares do Brasil – Ligabom).

Na abertura do evento, o comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo (CBPMESP), Coronel Nilton Cesar Zacarias Pereira; pelo Presidente da Ligabom, Coronel Washington Luiz Vaz Junior; pelo presidente do Comitê Nacional da Ligabom que trata do tema, Coronel Max Alexandre Schroeder; e pelo presidente da Fundabom, Coronel Valdir Pavão.

A condução dos debates ficou a cargo do Major Ronaldo Ribeiro, coordenador da Comissão de Estudos sobre Eletromobilidade e Acumuladores de Energia do CBPMESP.

Entre as entidades: ABVE, IPT, NFPA, ABNT, Anfavea, Sinduscon, Secovi, AEA, Unicamp e Universidade Mackenzie, além de representantes de empresas como GM, BYD, Volkswagen e Raízen.

Especialistas farão exposições técnicas e comentários em torno de três grupos de temas:

Grupo 1

Definir a atualização das cargas de incêndio dos veículos modernos, hoje de apenas 300mj/m², considerando a atual grande quantidade de plásticos desses veículos e o consequente aumento da velocidade de propagação das chamas.

Grupo 2

Definir novos parâmetros de TRRF (Tempo Requerido de Resistência ao Fogo) dos grupos de Ocupações G1 a G4 (estacionamentos) e Grupo C-1 (concessionárias de veículos).

Grupo 3

Ajudar a definir as distâncias necessárias das estações de carregamento de EVs em áreas externas.

Fonte: ABVE