25/08/22 01:29 - Atualizado há 2 anos
Por Gabriel Karpat*
Há muito se fala em “novos caminhos” e “novo normal” no segmento condominial. Contudo, velhas práticas e antigos costumes ainda emperram o avanço significativo nesse campo.
carece de uma verdadeira transformação.
Nesse sentido, ledo engano afirmar que a necessidade de mudança veio apenas em decorrência da pandemia da Covid-19. Ela somente acelerou o processo, que há muito estava desenhado e já vinha sendo sinalizado com muita clareza no setor.
sem uma gestão com direcionamento, a deterioração e a desvalorização do patrimônio seriam o desfecho da maioria das gestões. falta de uma gestão planificada. Foi, então, um momento em que se exigiu compreensão e conhecimento para direcionar os trabalhos.
A crise sanitária e esse tempo mais prolongado dos moradores em seus lares trouxe alguns indicadores estratégicos, que nos deram o sinal inconteste de que ele, o novo, chegou! Alguns deles são:
A prática, afinal, é fundamental e, na maioria das vezes, exige coragem. Coragem, por exemplo, para dizer que o cliente nem sempre tem razão, e isso pode acontecer em inúmeras ocasiões.
Agora, a coragem não atua ou não deve atuar isoladamente. Ela deve estar amparada em dados concretos do condomínio, o contratante e tomador do serviço, e não apenas em suposições ou comparações.
gestão concilia múltiplos interesses. Ter em mente uma gestão com eficiência que busque resultados.A correta precificação de cada passo da vida condominial, nos custos e na valorização, passa por demonstrativos claros que desafia, na maioria das vezes, o entendimento do leigo.
Sem dúvidas, a atividade de gestão condominial vivenciou e segue vivenciando uma acelerada expansão, claramente observada pela urbanização e verticalização das moradias em todo país.
crescimento do mercado condominial traz oportunidades, mas também novas necessidades. Tenhamos, assim, a consciência de que nossa atividade vai além das fronteiras dos muros das edificações. Ela implica em forte impacto social.
Como especialista, para mostrar conhecimento, diria que novos tempos necessitam de indicadores de desempenho e processos (BI e KPI).
“Nenhuma empresa é melhor do que seu administrador permite”.(*) Gabriel Karpat é diretor da GK Administração de Bens e coordenador do curso de síndicos profissionais da Gabor RH autor do livro Condomínios Gestão 360 Graus (Ed.Leud) – diretoria@gk.com.br.