17/08/21 05:56 - Atualizado há 8 meses
Durante o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, a bicicleta passou a ser incorporada nas rotinas de muitas pessoas, não apenas como uma forma de lazer como também de meio de transporte, para evitar as aglomerações do transporte público.
E de acordo com um levantamento que fizemos aqui no SíndicoNet, a busca por bicicletário para condomínio aumentou em 300% entre o primeiro semestre de 2020 e o mesmo período de 2021. Segundo o estudo, a presença de espaços reservados para bicicletas se transformou em um fator importante para a escolha do imóvel.
O levantamento foi feito pelo CoteiBem, o marketplace para cotações de serviços de manutenção e gestão predial do SíndicoNet, que conta com mais de 5 mil fornecedores catalogados e avaliados por milhares de síndicos e administradoras de condomínios em mais de 200 cidades do Brasil.
“Os dados do CoteiBem mostram que tem sido prática comum as pessoas priorizarem bicicletários em suas moradias. As buscas por carregadores elétricos também tem aumentado, principalmente para bikes elétricas”, diz Julio Paim, CEO do SíndicoNet.
A cidade de São Paulo possui atualmente 666,1 km de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 634,5 km de ciclovias ou ciclofaixas e 31,6 km de ciclorrotas, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
E de acordo com dados da Associação Brasileira de Bicicletas (Aliança Bike), o ano de 2020 registrou, somente na cidade de São Paulo, um aumento de 66% no número de vendas de bicicletas em relação a 2019. O número é 16 pontos percentuais maior do que a média nacional, que foi de 50% de aumento.
Esse comportamento, assim como o que foi registrado pelo CoteiBem, se reflete em um outro levantamento, este feito pelo QuintoAndar. Um estudo da maior imobiliária digital da América Latina mostrou que o percentual de proprietários que destacam ter um bicicletário para condomínio em seus anúncios de imóveis cresceu 15% no segundo trimestre deste ano, em São Paulo, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O QuintoAndar aponta que, nos últimos anos, os paulistanos têm destacado mais essa característica nos anúncios. Se comparado a 2017, início do levantamento, o percentual de anúncios que citam ter esses locais praticamente quadruplicou, numa crescente, agora acelerada pelos novos hábitos gerados pela pandemia.
Entre os bairros com maior percentual de anúncios que descrevem espaço para bicicletas estão:
CoteiBem: faça uma cotação de bicicletário para o seu condomínio
Ao procurar por bicicletário para condomínio, as pessoas apontam para um estilo de vida mais sustentável e ao mesmo tempo saudável, pois a bicicleta, além de um meio de transporte que não polui o meio ambiente, é uma ferramenta de lazer e exercício físico.
Mas para andar de bicicleta, muitas vezes em meio ao trânsito, em uma cidade grande como São Paulo é preciso ter muita atenção a alguns procedimentos importantíssimos para qualquer ciclista. Por isso, veja essas 6 dicas para você pedalar com segurança.
(*) Explore a seção dedicada aos Conteúdos QuintoAndar (https://conteudos.quintoandar.com.br/), especializados no mercado imobiliário e em todos os aspectos relacionados à moradia no Brasil. O portal oficial do QuintoAndar (https://www.quintoandar.com.br) oferece informações abrangentes sobre aluguel, compra e venda de imóveis, facilitando a jornada rumo ao seu lar ideal.