Coluna: De Olho no Mercado

Caixa de correio inteligente: só falta falar

Eficiência, segurança, praticidade e conforto. Também conhecido como armário inteligente ou smart locker, esse equipamento é sinônimo de modernidade para os condomínios

Por Inês Pereira

27/04/20 11:14 - Atualizado há 4 anos


opção que veio para ficar.

Quando se pensa no conceito, alguns argumentos são imbatíveis.

Como funcionam os lockers nos condomínios 

autosserviço a entrega, guarda e recebimento de encomendas. Ela foi feita para que não seja necessária a presença de um funcionário para fazer um recebimento

O entregador entra no local onde está instalado o locker e, faz a entrega — seja ele dos Correios, de uma transportadora ou aplicativo. Nesse momento, o morador recebe uma notificação por e-mail, Whatsapp ou SMS de que há uma encomenda para ele.

Dispensa o serviço de mensageria, uma salinha com o livro de protocolo para assinatura do destinatário e uma ou até duas pessoas que revezam o turno para fazer um serviço que funciona em horário limitado. O que, invariavelmente, deixa muitos condôminos aborrecidos, pois chegam em casa depois desse horário e não podem pegar a sua encomenda

caixa de correio inteligente, não há essa limitação.

sistema é autônomo, seguro e cobre as necessidades em tempo integral, ou seja, 24/7.

O que torna a caixa de correio inteligente é a tecnologia embarcada.  A exemplo de diversos dispositivos e equipamentos presentes na vida contemporânea - muitos participando do dia a dia dos condomínios -, as caixas são desenvolvidas com base na IoT (a internet das coisas).  

“Baseado na nuvem (cloud-based), o sistema faz a gestão dos dados. Esse banco de dados fica na nuvem do Google e está acessível a qualquer momento a partir de um smartphone”, resume Raquel Schramm, cofundadora da startup EntregAli

A startup atende mais de 30 condomínios em São Paulo, Florianópolis e Curitiba. No último semestre, realizou 6.270 recebimentos e guardas nos condomínios. 

Raquel explica que não existe um perfil único de condomínio para ter a caixa de correio inteligente. Qualquer condomínio que queira tornar a gestão de encomendas mais moderna pode aderir ao sistema.

Instalação e uso do locker por moradores 

Você fica sabendo no momento em que sua encomenda é entregue. Não é necessário baixar aplicativo para usar. 

“Todo o sistema é web, e ainda temos a integração com diversos aplicativos das empresas de portaria virtual. Então, se o seu condomínio já tem um aplicativo para controle de acesso e gestão, a gente faz a integração por API. Não é preciso de um novo sistema para entregas, ele fica integrado ao sistema existente”, explica a cofundadora da EntregAli.

A instalação é muito simples. Para o caso de portaria remota, as caixas de correio são instaladas na clausura

Precisa somente de um ponto de energia (uma tomada de 110V ou 220V), já que o equipamento possui internamente um chip de dados que o conecta à internet para fazer as notificações e a gestão em tempo real pela web.

Além disso, é necessário ter proteção para chuva. E, normalmente, as clausuras dos condomínios já estão preparadas.

O técnico de eletrônica vai até o local e liga o módulo.  O técnico de TI da EntregAli faz o pré-cadastro dos moradores do condomínio, com toda a orientação para que eles já testem o sistema. 

Modo de usar

A gente evita que morador, entregador e funcionários se contaminem. Torna-se uma barreira de proteção à COVID-19”, diz Raquel, da EntregAli.

Por dentro das caixas de correio inteligentes

As caixas de correio inteligente são modulares e podem ter de seis a 64 portas. Atendem todos os tipos de condomínios, seja um condomínio pequeno com portaria virtual ou um condomínio clube com centenas de unidades. Você pode colocar vários módulos conforme cada demanda.

módulo mede 0,5 metro X 0,5 metro X 2,0 metros de altura. Pode ser instalado em lugar pequeno. Um módulo de dez portas atende uma torre de 60 unidades mais ou menos, depende do perfil de compra dos moradores

As portas são compartilhadas. O entregador faz a entrega para o apartamento 101 na porta 5, depois que o morador retirar sua encomenda, essa porta fica disponível para uma próxima entrega para qualquer apartamento. 

Os valores variam de acordo com o tamanho da caixa de correio. Quanto maior a quantidade de unidades, mais encomendas chegam por dia e maior o tamanho da caixa de correio inteligente.

“Por ser um sistema rotativo, otimiza bastante a quantidade de portas que a caixa de correio inteligente precisa para operar”, acrescenta Raquel Schramm, cofundadora da startup.

Gestão na palma da mão

O síndico tem todo o controle de uso, desde quem tem a caixa postal ativa até se houver a troca de morador de algum apartamento. O síndico recebe a notificação no celular de que a caixa do novo morador precisa ser aprovada

Além disso, um sistema de gestão mostra:

“Desenvolvemos toda uma gestão, inclusive para gerir o prazo de guarda dos objetos”, conta Raquel Schramm.

Segurança com eficiência

A EntregAli é homologada pelos Correios desde o início de 2019. A empresa com mais caixas de correio homologadas pelo Correio hoje, de acordo com a cofundadora.

entram no condomínio sem precisar pedir acesso, porque são sempre os mesmo entregadores na região. Isso facilita tanto para os Correios, quanto para o condomínio, que não precisa destacar um funcionário para receber a entrega. Também evita que as encomendas voltem para a agência dos Correios”, esclarece.

Todas as entregas são filmadas e todas as portas têm sensor de abertura. 

“Temos todo o controle. Vemos todos os lockers, se estão ou não conectados à internet, as portas que estão ocupadas, por quanto tempo as encomendas estão sob nossa guarda, de quem são, a que horas a entrega chegou e todas as suas informações pertinentes. A gente consegue fazer manutenção remota e upgrade de versão de aplicativo. Então é um sistema bastante moderno e simples”, explica Raquel Schramm.

Muitas possibilidades de uso

Conforme Raquel, existem outras possibilidades de uso do sistema, como:

Um exemplo, ela destaca, é de um condomínio no bairro da Saúde, na cidade de São Paulo, com o  sistema em funcionamento há mais de um ano. Os moradores usam tanto para encomendas, quanto para lavanderias e compras de supermercado.

Com a COVID-19, também podem receber comida pronta e produtos perecíveis. As pessoas só precisam retirar e higienizar o armário para evitar qualquer problema no locker. 

“Na nossa visão, em um futuro próximo, todos os condomínios vão precisar de um sistema de gestão de encomendas para trazer mais segurança e facilidade para esse processo. Assim como toda casa hoje tem um fogão e uma geladeira, todo condomínio vai ter uma caixa de correio inteligente”. 

A startup vem crescendo em parceria com as empresas de portaria remota que querem oferecer um serviço mais completo aos condomínios e incluem  a caixa de correio inteligente juntamente com o serviço de portaria. “E a gente quer crescer para outras cidades, além da Grande São Paulo, Florianópolis e Curitiba. Para isso, buscamos parceiros locais estratégicos”. 

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.