17/04/19 04:48 - Atualizado há 2 anos
Quando o assunto é ar-condicionado em condomínios, alguns pontos sempre são lembrados. Além da questão da segurança quanto à sobrecarga da parte elétrica e dos incômodos causados pelo pinga-pinga, a instalação desses aparelhos causa muita polêmica no que diz respeito à alteração de fachada.
Muitos condomínios proíbem esses equipamentos justamente por conta disso. Em outros prédios – ainda que permitidos –, eles precisam seguir as regras de padronização e organização estabelecidos na Convenção.
Mas por quê? Tudo para não desvalorizar o imóvel com o visual da fachada “bagunçado”. Mesmo com esses cuidados, esses aparelhos ainda causam certa estranheza.
caixa protetora de ar-condicionado que comporta os aparelhos split e de janela. Foi projetada para minimizar o impacto visual causado pelas condensadoras dos ar-condicionados (equipamento externo dos aparelhos que fica exposto na fachada).
patenteado e registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e não pode ser copiado ou produzido sem autorização”, afirma o arquiteto Bruno Franzese, autor do projeto.
“Nos adequamos à necessidade do cliente. Recentemente atendemos um condomínio que precisava instalar três aparelhos embaixo da janela da área de serviço. Em vez de utilizar três caixas, projetamos uma única estrutura abrigando todos eles”, relembra Franzese.
O formato “vazado” das caixas impede o acúmulo de água em casos de chuva ou gotejamento. Ainda assim, permite a ventilação contínua da área, além de evitar o acesso de aves que possam causar danos ao equipamento e à saúde das pessoas, como os pombos, por exemplo.
ocultar as conexões de drenagem na fachada dos aparelhos ao embutir as mangueiras por onde sai a água dos equipamentos.tampa superior removível, que facilita o acesso dos técnicos para instalação e/ou manutenção das condensadoras dos splits por dentro dos apartamentos, sem precisar de cordeiro. Isso economiza tempo e dinheiro dos condôminos.
em várias cores, para combinar com as esquadrias do prédio (consultar cores disponíveis).
“O design do produto disfarça muito bem o impacto visual dos aparelhos de ar-condicionado e padroniza a fachada do condomínio, que fica mais atraente e valorizada”, reforça Franzese.
Outro exemplo de um projeto bem-sucedido da Ar Box foi realizado no Edifício Christiane, localizado em Santos, litoral de São Paulo.
O condomínio passava por um retrofit da fachada, devido ao descolamento do revestimento cerâmico original, e aproveitou para padronizar o local de instalação dos aparelhos de ar-condicionado.
possibilitaram aos moradores a utilização dos modelos splits – mais silenciosos e com menor consumo energético comparados aos modelos tradicionais de janela.Como o prédio contava com protetores de concreto pré-moldado, a dimensão da estrutura permitia abrigar somente os ar-condicionados de janela. Ao substituir as caixas antigas pelas caixas da Ar Box, aí sim foi possível alocar as condensadoras dos aparelhos mais modernos tipo split.
disposição das caixas. Diferentemente do que se vê em boa parte dos edifícios, todos os aparelhos de ar-condicionado do prédio estão acomodados abaixo das janelas das unidades, e não cada um para um lado, desordenadamente.
Essa distribuição das caixas ainda facilita a manutenção por dentro do apartamento devido à tampa removível.
“Os moradores ficaram bastante satisfeitos, pois o investimento valorizou a estética do prédio e ainda viabilizou a troca por um aparelho mais silencioso e mais econômico como o split”, destaca Franzese.
As estruturas podem ser instaladas por fora da fachada, sem necessidade de quebrar paredes ou de qualquer intervenção interna nos apartamentos.
serviço pode ser realizado por empreiteiras de mão de obra que fazem pintura e manutenção de fachadas. regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil até 12x sem juros. A empresa oferece um ano de garantia.
Clique aqui para saber mais sobre as caixas protetoras de ar-condicionado da Ar Box ou entre em contato através do telefone (13) 2138-3630, WhatsApp (13) 9 9745-2734 ou e-mail: contato@arboxcaixas.com.br.
Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.