quinta-feira, 29 de setembro de 2022
Além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet.
crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.A pesquisa do Censo 2022 conta com dois questionários: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado (amostra), com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.
A seleção da amostra é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.
básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação e renda do responsável pelo domicílio.amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.
Além disso, é possível identificá-los pelo canal de atendimento (0800-721-8181) ou através do site https://respondendo.ibge.gov.br/verifique-a-identidade-do-entrevistador.html
Por lei, as informações prestadas ao IBGE são sigilosas. Nenhuma resposta será divulgada individualmente. Além disso, a lei garante também que essas informações não sejam usadas para fins comerciais ou como prova em processo de qualquer natureza.
As respostas individualizadas de cada entrevistado não são compartilhadas com outras instituições governamentais, empresas, entidades ou pessoas físicas. O acesso a esses dados é restrito aos profissionais do IBGE que atuam na pesquisa.
O Censo 2022 é um trabalho significativo para o país. Até a penúltima semana de setembro, cerca de 89 milhões de brasileiros (algo próximo de 40% da população) foram recenseados. No entanto, muito mais pode ser feito para a conclusão dessa pesquisa de extrema relevância para a melhoria da sociedade brasileira.
colabore com IBGE e receba o recenseador para o Brasil saber o que precisa!Assessoria IBGE