07/05/21 03:53 - Atualizado há 3 anos
Por Ricardo Karpat*
Já é sabido que, para uma boa gestão condominial, tem sido cada vez mais exigido o preparo e a profissionalização de síndicos. É justamente nesse quesito de qualificação que foi originado a Certificação Síndico 5 Estrelas – idealizada pela empresa Gábor RH e reconhecida pela Fundação Vanzolini (instituição gerida pelos professores da Universidade de São Paulo).
Contudo, mesmo tendo se tornado desejada e concorrida, a Certificação Síndico 5 Estrelas apresentava um importante limitador. Como as provas eram realizadas exclusivamente de maneira presencial, ainda que em três cidades (São Paulo, Florianópolis e Brasília), muitos síndicos que gostariam de realizar a prova não a faziam pela impossibilidade de se locomover até essas regiões.
Dessa forma, embora síndicos de diversas cidades marcassem presença no exame, 80% dos candidatos eram representantes dessas três cidades.
índice de aprovação registrado era abaixo de 7%.síndicos certificados atuantes em 31 cidades no país.
passo dado foi realizar a prova da Certificação Síndico 5 Estrelas de modo on-line, o que foi feito recentemente, pela terceira vez consecutiva.sistema de provas virtuais Indiano Mercer Mettl, considerado o mais seguro do mundo, possibilitando o monitoramento completo de áudio e vídeo e da tela do computador, sendo 100% acompanhado ao vivo pelo fiscal. Por esse modelo, toda a prova também é gravada e analisada pela inteligência artificial do sistema anticópia.
são 116 síndicos certificados juntos administram aproximadamente mil condomínios. Vale destacar, ainda, que esse número de condomínios cresce diariamente.
O site tem uma média de 25 requisições por mês, sem contar os contatos que chegam diariamente e diretamente aos síndicos.
certificação gerou oportunidades:“Após a conquista da certificação, a procura ficou tão grande que tivemos que rejeitar muitos processos seletivos, priorizando os que tinham mais sinergia com o nosso trabalho.”
Essa procura segue crescente também porque, atualmente, diversos condomínios brasileiros determinam em seu edital que sejam contratados exclusivamente síndicos que tenham a Certificação 5 Estrelas.
Afinal, o desejo de todo condomínio é ter como líder um síndico qualificado, com capacidade para tomar as melhores decisões. Alguém realmente diferenciado, membro de um seleto grupo de menos de 7% de pessoas que passaram por uma prova elaborada por 32 profissionais considerados referências do segmento e realizada pelo sistema mais seguro do mundo de prova on-line. E assim o Brasil abraçou a Certificação Síndico 5 Estrelas. Segurança e credibilidade que fazem toda a diferença.
(*) Ricardo Karpat é diretor da Gábor RH e referência nacional na formação de Síndicos Profissionais.