Marilen Amorim
ChatGPT na gestão condominial vai além de comunicados
Responder perguntas, gerenciar solicitações de moradores, melhorar a comunicação e realizar treinamentos são as outras funções do ChatGPT na gestão condominial
Por Marilen Amorim*
05/04/23 01:57 - Atualizado há 1 ano
robô (bot) de inteligência artificialresponder perguntas e completar frases ou textos com o objetivo de
imitar a conversação humana de maneira fluente e natural. Por isso, o ChatGPT na gestão condominial deve se tornar um grande aliado.
Além de gerar textos,perguntas específicas, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas.
incluindo assistentes virtuais, chatbots, corretores ortográficos, análise de sentimentos e opiniões, pesquisa de informações e muito mais.
integração das ferramentas de tecnologia que o condomínio já utiliza, incluindo os bancos de dados, com as ferramentas de interação junto ao ChatGPT.
Funções do ChatGPT na gestão condominial
melhorar a eficiência da administração do prédio, bem como a comunicação e o atendimento aos moradores. Algumas funções que o ChatGPT pode realizar:
1 – Responder perguntas frequentes
horário de funcionamento do prédio, regras de convivência, datas de assembleias e muito mais. Isso pode reduzir a carga de trabalho do síndico e da equipe de gerenciamento predial.
2 – Gerenciamento de solicitações
manutenção ou reparos em áreas comuns do prédio. fornecer atualizações sobre o status das solicitações e responder a perguntas dos moradores sobre os procedimentos de manutenção.
3 – Melhorar a comunicação
fornecer informações sobre eventos do prédio, avisos importantes e outras notícias relevantes.
4 – Treinamentos
O ChatGPT também pode ser utilizado para fins educacionais, sendo útil nos treinamentos realizados pelo condomínio.
reduzir o tempo e o esforço necessários para gerenciar o prédio, permitindo que o síndico e a equipe de gerenciamento se concentrem em outras tarefas importantes.
O ChatGPT vai substituir o síndico, o gestor predial ou o administrador?
Por enquanto nãoferramenta não é perfeita e pode cometer
erros ou gerar
informações imprecisas.
falta de compreensão profunda, incapacidade de tomar decisões éticas e incapacidade de se comunicar como um ser humano.
Portanto, ela pode substituir, otimizar ou complementar algumas profissões, mas ainda não pode substituir completamente a capacidade humana nas atividades que requerem empatia, habilidades sociais, flexibilidade, adaptabilidade, bem como resolução de problemas complexos.
ele ser substituído por um robô tem 42% de chance - já que
negociação,
persuasão e
habilidades sociais são consideradas características importantes para a função.
gestores tenham habilidades interpessoais e foquem numa gestão verdadeiramente profissional!
(*) Marilen Maria Amorim Fontana é advogada especialista em Direito Imobiliário e Previdenciário; membro efetivo da Coordenadoria de Direito Condominial da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB-SP.