Marilen Amorim

ChatGPT na gestão condominial vai além de comunicados

Responder perguntas, gerenciar solicitações de moradores, melhorar a comunicação e realizar treinamentos são as outras funções do ChatGPT na gestão condominial

Por Marilen Amorim*

05/04/23 01:57 - Atualizado há 1 ano


robô (bot) de inteligência artificialresponder perguntas e completar frases ou textos com o objetivo de imitar a conversação humana de maneira fluente e natural. Por isso, o ChatGPT na gestão condominial deve se tornar um grande aliado.

Além de gerar textos,perguntas específicas, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas. 

incluindo assistentes virtuais, chatbots, corretores ortográficos, análise de sentimentos e opiniões, pesquisa de informações e muito mais. 

integração das ferramentas de tecnologia que o condomínio já utiliza, incluindo os bancos de dados, com as ferramentas de interação junto ao ChatGPT.

Funções do ChatGPT na gestão condominial

melhorar a eficiência da administração do prédio, bem como a comunicação e o atendimento aos moradores. Algumas funções que o ChatGPT pode realizar:

1 – Responder perguntas frequentes

horário de funcionamento do prédio, regras de convivência, datas de assembleias e muito mais. Isso pode reduzir a carga de trabalho do síndico e da equipe de gerenciamento predial.

2 – Gerenciamento de solicitações

manutenção ou reparos em áreas comuns do prédio. fornecer atualizações sobre o status das solicitações e responder a perguntas dos moradores sobre os procedimentos de manutenção.

3 – Melhorar a comunicação

fornecer informações sobre eventos do prédio, avisos importantes e outras notícias relevantes.

4 – Treinamentos

O ChatGPT também pode ser utilizado para fins educacionais, sendo útil nos treinamentos realizados pelo condomínio. 

reduzir o tempo e o esforço necessários para gerenciar o prédio, permitindo que o síndico e a equipe de gerenciamento se concentrem em outras tarefas importantes.

O ChatGPT vai substituir o síndico, o gestor predial ou o administrador?

Por enquanto nãoferramenta não é perfeita e pode cometer erros ou gerar informações imprecisas.

falta de compreensão profunda,  incapacidade de tomar decisões éticas e  incapacidade de se comunicar como um ser humano.

Portanto, ela pode substituir, otimizar ou complementar algumas profissões, mas ainda não pode substituir completamente a capacidade humana nas atividades que requerem empatia, habilidades sociais, flexibilidade, adaptabilidade, bem como resolução de problemas complexos. 

ele ser substituído por um robô tem 42% de chance - já que negociação, persuasão e habilidades sociais são consideradas características importantes para a função.

gestores tenham habilidades interpessoais e foquem numa gestão verdadeiramente profissional! 

(*) Marilen Maria Amorim Fontana é advogada especialista em Direito Imobiliário e Previdenciário; membro efetivo da Coordenadoria de Direito Condominial da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB-SP.