ESPECIAL - Covid 19
Checklist: Seu condomínio está preparado para segunda onda da covid-19?
Organizamos uma lista para síndicos, zeladores e gestores conferirem se seus condomínios estão com tudo em dia para enfrentar a pandemia neste começo de ano
Por Catarina Anderáos
19/01/21 10:22 - Atualizado há 3 anos
Como previsto, a segunda onda da covid-19 veio com força total após as festas de final de ano.
condomínios têm um papel importante para conter surtos da doença em suas comunidades.
Será que o seu condomínio está pronto para encarar a segunda onda, que já está batendo à porta?
Para te ajudar a fazer essa verificação, o SíndicoNet preparou um checklist para você conferir as condições do seu condomínio e tomar todas as providências.
Vamos lá? Verifique se os itens abaixo estão em ordem no seu condomínio.
Assembleia virtual é a opção mais segura
A forma mais segura de se realizar assembleias na pandemia tem sido a assembleia virtual: sem aglomeração e risco de contágio. A modalidade foi impulsionada pela Lei 14.010/2020, que a autoriza em caráter emergencial. Uma nova temporada de assembleias já começou. Atenção:
-
checar se a Convenção do seu condomínio não proibe a modalidade. Há um entendimento no meio jurídico de que não é necessária previsão de assembleia virtual no documento
-
conferir se assembleia virtual é viável a todos os condôminos
-
providenciar tecnologia de assembleia virtual. Muitas administradoras já possuem
-
condôminos preferem modelo híbrido? Planejar-se com administradora
-
enviar com antecedência pauta completa, previsão orçamentárias e materiais complementares para estudo prévio e reunião rápida
-
condôminos pouco familiarizados com tecnologia? Enviar tutoriais e agendar treinamento prévio
Áreas de lazer
conciliando
prevenção e atendimento às
necessidades de moradores.
-
monitoramento e cumprimento de leis e decretos locais
-
elaboração de protocolos de uso de cada área de lazer, como:
-
rodízio de uso de áreas
-
agendamento prévio
-
limitação do número de pessoas
-
limpeza mais frequente
-
estabelecimento de regras transitórias gerais para o condomínio
-
divulgação ampla destes documentos à massa condominial e funcionários
-
sinalização com placas/informes dos protocolos em cada área
-
limpeza dos espaços: pela equipe, seguindo rotina e horários estabelecidos, e também pelos moradores antes do uso de equipamentos
-
manter fechadas áreas que não apresentam condições seguras de uso, como brinquedotecas e saunas
-
avaliar uso de espaços de socialização, para evitar aglomeração e trânsito de pessoas externas à comunidade, como salão de festas e churrasqueira. A boa prática tem sido liberar apenas para as pessoas da mesma unidade
DOWNLOAD: EBOOK de Reabertura de Áreas Comuns e de Lazer nos condomínios
Comunicação e orientação a condôminos e moradores
A pandemia trouxe mudanças profundas na vida em condomínio, impactando comportamentos, hábitos, uso e jeito de morar. Novos decretos e regras precisam ser divulgados:
-
novos regramentos (internos ou governamentais) devem ser informados pelos meios oficiais
-
Consulte e use a biblioteca de downloads do SíndicoNet com cartazes e modelos
-
estimular moradores a reportar ao síndico ou administração em caso de infecção para apoio e providências
Comunidade: estímulo à empatia e rede de apoio
A pandemia trouxe uma oportunidade para fortalecer e estimular o espírito de comunidade e coletividade que potencialmente todo condomínio tem.
-
formar rede de apoio para quem precisa: grupo de risco, pessoas infectadas (levar entregas até a porta), solitários precisando conversar
-
divulgar "classificados" locais por meio de plataformas ou mural: oferta e procura por serviços e produtos fornecidos por moradores
-
cocriação de soluções com moradores para problemas do condomínio
-
criar regras para horários de barulho: reformas, instalação de equipamentos, mudanças
-
estabelecer plantão na agenda do síndico para ouvir moradores
-
ter protocolo para gestão de conflitos entre vizinhos: estímulo a conversas empáticas, adoção da Comunicação Não-Violenta, mediação profissional
Áreas comuns
Halls sociais, áreas de acesso, corredores de andares, garagens e demais espaços de grande circulação de moradores, funcionários, visitantes etc demandam itens essenciais:
Limpeza
As rotinas de limpeza passaram a ser mais intensas e frequentes em algumas áreas do condomínio e gestores devem estabelecer protocolos de acordo com perfil do local:
-
criação de roteiro e periodicidade na limpeza das áreas e superfícies mais acessadas, como:
-
elevadores
-
portas
-
maçanetas
-
interruptores
-
interfones
-
bancadas de trabalho de funcionários
-
resíduos: disponibilizar contêineres/latões adequados ao volume maior, principalmente de lixo reciclável
-
desinfecção de ambientes com pulverizadores ou empresa especializada, a depender do volume de circulação ou casos confirmados de covid-19
-
estoque de três meses de produtos de limpeza e insumos mais usados, tais como:
-
refil de álcool em gel
-
álcool 70%
-
desinfetante
-
panos
-
luvas
-
propé (sapatilhas descartáveis para calçados)
-
papel toalha
-
EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) para equipe de limpeza: luvas e botas específicas, óculos, uniforme, face shield etc
COTEIBEM: cotações inteligentes com transparência para o seu condomínio
ARTIGO: COVID-19 e geração de lixo nos condomínios: qual a relação?
Segurança e controle de acesso
Estranhos devem passar pelo controle de acesso para entrar.
-
biometria: limpeza do equipamento ou troca por reconhecimento facial
-
controle de acesso visitantes/moradores: porteiro deve pedir para remover máscara para identificação completa, fotografar etc e dar baixa na saída
-
revisão e atualização de protocolos de segurança e novos golpes junto à equipe de colaboradores e moradores
ARTIGO: Não deixe o coronavírus 'assaltar' seu condomínio
Funcionários do condomínio
São os colaboradores que estão na linha de frente fazendo o condomínio rodar em meio à pandemia. Precisam de condições sanitárias e de segurança para o bom desempenho das funções:
-
providenciar kits de máscaras suficientes para uso diário
-
providenciar EPI's ao auxiliar de serviços gerais, faxineiro e manutencistas (óculos, luvas, máscaras, botas)
-
revisar constantemente protocolos de higienização de estação de trabalho (porteiros) na troca de turno
-
ter plano de contingência caso haja baixa de funcionários por covid-19 (escalas, terceirização, acesso alternativo de moradores)
Encomendas, correspondências e delivery
Aumentou drasticamente o volume de e-commerce, cartas e delivery durante a pandemia. Condomínios devem se adaptar para o fluxo seguro dos itens dentro do empreendimento:
-
estabelecer regras claras na gestão de encomendas e correspondências no regulamento interno
-
orientar moradores a retirar encomendas diretamente com entregador, sempre que possível. Isso evita manuseio excessivo (risco de contaminação) e acúmulo na guarita ou depósito
-
avaliar instalação de armários inteligentes (lockers) para encomendas e delivery
-
condomínios de grande porte: avaliar contratação de funcionário dedicado à atividade ou de logística externa para gestão
-
adotar tecnologia para registrar e emitir notificação de chegada de encomenda
-
encomendas recebidas por funcionários: retirada mediante assinatura de protocolo
-
encomendas de grande porte devem sempre ser recebidas pelo morador
LEITURA: Gestão de encomendas e correspondências em condomínios
Conteúdo SíndicoNet