Administração
Chegada do verão
Final do ano e férias pedem planejamento para condomínios de veraneio
Por Mariana Ribeiro Desimone
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Condomínio de veraneio prepara-se para o agito
Os condomínios em cidades de veraneio darão início, neste mês, à sua temporada mais intensa em 12 meses, com a chegada de visitantes ansiosos para as festas de fim de ano e as férias escolares. Até lá, eles devem se preparar como podem para a agitação.
Além do planejamento financeiro - definido no início de cada ano -, os preparativos envolvem ações em três frentes: a manutenção predial, as contratações e os procedimentos de segurança.
De acordo com o diretor da administradora Paris Condomínios, José Roberto Iampolsky, ações simples como a repintura das vagas de garagem podem evitar transtornos de organização quando a ocupação do conjunto se elevar. Ele recomenda, também, a higienização das caixas d'água, a aplicação de produtos para o controle de pragas e a vistoria das instalações hidráulicas, evitando desperdícios nos momentos de grande utilização.
Outro cuidado, segundo ele, diz respeito à adequação das escalas dos funcionários, na medida em que o número de trabalhadores pode crescer. "Com a ocupação próxima a 100%, muitos horários em que apenas um funcionário trabalha devem ser reforçados com mais um, dois ou três colaboradores", diz. O incremento mais significativo de pessoal se dá em empreendimentos com grande estrutura.
A lista de temporários inclui reforços para a área de faxina, com até duas pessoas extras, e de segurança, com a contratação de um vigia.
"Em casos de condomínios que oferecem serviços de praia ou de piscina, contrata-se um barraqueiro que arma, desarma e fica de olho na cadeira e no guarda-sol dos condôminos."
Para garantir a segurança, as medidas são técnicas e procedimentais. Especialistas recomendam, por exemplo, a revisão do circuito interno de monitoramento e, se necessário, até o incremento do sistema.
A gerente geral da administradora Oma, Gisele Fernandes, pede que edifícios no litoral fixem comunicados nas áreas comuns para orientar proprietários e inquilinos.
"É importante exigir que o condômino avise previamente a administração do condomínio (sobre dados dos visitantes) e que, principalmente, oriente as pessoas que farão uso da sua unidade sobre as regras internas." A responsabilidade por danos, lembra Gisele, é dos donos dos apartamentos.
Em Águas de São Pedro, os proprietários dos 25 chalés que compõem o condomínio onde Ana Serra é síndica, devem informar o nome e o RG dos locatários quando pretendem alugar seus bens. "E não permitimos mais do que duas pessoas por chalé." Mesmo com o número controlado de visitantes, Ana fica atenta ao cumprimento do regimento interno. "Sempre há exageros com relação aos horários e ao barulho", conta.
Fonte: http://estadao.br.msn.com