18/05/23 12:37 - Atualizado há 1 ano
aumento de custos,insatisfação dos condôminos e isso não pode ocorrer em uma gestão de sucesso.
práticas contínuasevitando desperdícios, falhas, retrabalhos e perda de produtividade.não existe sorte ou o acaso, mas sim planejamento.
visualização mais clara, prática e objetiva de tudo que precisa ser melhorado e/ou modificado.
Tal ferramenta é importantíssima para a gestão operacional que consiste em:
Porém, é essencial seguir todos os passos para garantir a eficácia deste método.
importante para detectar e resolver problemas, com o intuito de obtermos maiores resultados nos projetos condominiais, e assim, alcançar de forma estratégica e inteligente os objetivos.
Sendo assim, com as estratégias estabelecidas, as metas podem ser alcançadas com mais facilidade.
estimula a equipe, fazendo-os produzir mais em menos tempo e com qualidade elevada, pois os todos passam a desenvolver as atividades com maior foco, dedicação e engajamento. Ou seja, ter uma meta a ser alcançada é um incentivo muito positivo. ter a consciência de que todas as ações da equipefocadas nos moradores.
Portanto, não se deve medir esforços na busca pela qualidade e melhoria contínua. É necessário aprimorar e inovar constantemente de modo a acompanhar as evoluções do mercado e do mercado condominial.
estabeleça prazos e crie um roteiro faça uma lista com todos os processos que precisam ser monitorados e melhorados. Neste momento, pode-se iniciar os orçamentos para cumprir a meta. Veja que já está nascendo um projeto!
É essencial dedicar tempo ao treinamento dos colaboradores envolvidos, permitindo assim, uma avaliação honesta e assertiva do plano.
não se esqueça de monitorar as atividades, a fim de garantir que obedeçam ao roteiro definido no planejamento. Portanto, estabeleça prazos para o cumprimento.quais ações tiveram êxito e quais não deram certo.
Verificar se o resultado foi positivo, se a meta foi alcançada e se o processo pode ser adotado como uma referência dentro da empresa.
busca a padronização, aperfeiçoamento e qualidade. Seguindo essa dinâmica, os processos serão aprimorados constantemente a partir dessas correções, mesmo que sejam pequenas. possibilita um ambiente de constante mudanças, permitindo descobertas impactantes e inovações, o que contribui para manter a organização competitiva.
O síndico pode envolver os membros do conselho neste processo e apresentar os resultados em assembleia ou através de informativos.
Essa prática pode evitar mal-entendidos, gerando transparência e inspirando confiança nos moradores, já que a gestão de um condomínio envolve um grande volume de informações.
Em relação aos prazos, você pode utilizar a metodologia SLA que estabelece prazos para resposta e resultados por cores.
(*) Leandro Souza é advogado, pedagogo e administrador, que atua no segmento condominial e imobiliário no estado do Rio de Janeiro há mais de 15 anos. É também diretor executivo na Empresa Sindix Administração de Condomínios e imóveis.