Ambiente
Coleta seletiva
Londrina tem campanha educativa para condomínios separarem o lixo
Por Mariana Ribeiro Desimone
terça-feira, 16 de julho de 2013
CMTU inicia campanha educativa para separação correta do lixo em Londrina
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina iniciou na manhã desta segunda-feira (15) uma campanha educativa para a separação correta do lixo. O trabalho está sendo conduzido por catadores das duas cooperativas que recolhem os recicláveis no município. Além da panfletagem, são distribuídas orientações aos moradores e responsáveis por condomínios.
O trabalho é feito porta a porta. Já nos condomínios - horizontais e verticais - as orientações serão repassadas aos síndicos e responsáveis. A CMTU vai repassar à Cooperregião e à Cooperoeste 160 mil sacos verdes para serem distribuídos nas ações.
A necessidade do trabalho educativo foi constatada após um levantamento das reclamações dos moradores de falhas na coleta.
"As pessoas estavam inseguras, não sabiam se a coleta ia mesmo continuar. Tinha semana que o recolhimento era feito e em outras não. Havia uma preocupação muito grande", comentou a supervidora de coleta seletiva da CMTU, Cíntia Lopes Viotto.
Ela contou que a campanha também tem como objetivo reduzir a quantidade de rejeitos que são colocados juntos aos sacos dos recicláveis. "Eram muitas as queixas do pessoal dos barracões sobre a grande quantidade de rejeitos, que são aqueles materiais que não têm aproveitamento", disse.
Além disso, a campanha quer evitar o envio de materiais inadequados para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que fica no Distrito Maravilha, que praticamente opera como um lixão a céu aberto. O município gasta quase R$ 2 milhões para a construção de uma vala emergencial no local, já que a unidade está com vida útil ameaçada.
Fonte: http://londrina.odiario.com/