16/08/23 05:55 - Atualizado há 1 ano
Bons fornecedores são essenciais para as manutenções do condomínio e não é diferente quando se trata de projeto de paisagismo ou do serviço de conservação do jardim do condomínio.
Contratando profissionais especializados, as burocracias legais deixam de ser um impeditivo para estimular um maior contato com a natureza em condomínios. No entanto, antes de decidir pela contratação, é preciso se certificar de que a empresa é confiável.
Para te auxiliar nisso, preparamos os 5 passos abaixo para você seguir. Vamos lá?
Assim como qualquer reforma de grandes proporções, a implantação de um projeto de paisagismo começa pela arrecadação de fundos. Somente com um orçamento aprovado em assembleia é possível traçar as futuras medidas que serão adotadas pelo gestor.
Caso você esteja começando do zero, é importante considerar também que o tempo mínimo estimado para a conclusão das obras equivale a um mês, variando conforme suas proporções.
Outra dica que pode auxiliar no planejamento é começar pelo básico e ir aprimorando o jardim de condomínio aos poucos, com itens de decoração e iluminação. Além disso, espaços multifuncionais podem otimizar recursos, com a criação de um cantinho de leitura, por exemplo.
Geralmente, o teto de gastos com que o síndico deve trabalhar fica abaixo do esperado, por isso é primordial conhecer os desejos dos moradores com relação ao jardim e adequá-los à realidade financeira do empreendimento. Dessa forma, é possível evitar frustrações, incluindo a comunidade em todo o processo.
"O paisagismo só começa a agregar valor ao seu condomínio quando você passa a usar a comunicação como sua aliada", sugere a síndica profissional Tania Goldkorn.
"Durante a primavera, por exemplo, é possível mandar fotos de uma flor que está brotando no jardim nos grupos e listas de transmissão. No momento, pode até não fazer diferença, mas certamente vão começar a prestar mais atenção nesse espaço, a ponto de te questionarem se houver algum problema com a manutenção", explica a gestora.
Conversando com outros gestores e até mesmo visitando projetos implantados anteriormente pelas empresas, é possível avaliar melhor a qualidade dos serviços prestados e identificar possíveis adaptações para o seu empreendimento.
Nesta fase, contar com o apoio de conselheiros pode auxiliar na tomada de decisões.
Segundo Rene Wakim, diretor da Pólen Paisagismo, uma boa empresa deve, obrigatoriamente, contar com um engenheiro agrônomo e um arquiteto em sua equipe.
"O primeiro vai garantir o suporte técnico necessário para um jardim de condomínio, enquanto o outro cuidará para que a composição daquele desenho seja harmônica com o perfil do empreendimento", detalha.
Consultar o registro desses profissionais em órgãos competentes também é uma boa alternativa para checar se as informações apresentadas são fidedignas.
Com todo esse material em mãos, o último quesito a ser avaliado é o custo-benefício oferecido por cada prestador. Para tanto, o síndico pode contar com ferramentas desenvolvidas especialmente para o setor condominial, como o CoteiBem.
Nele, é possível comparar até 4 orçamentos gratuitamente, além de checar avaliações dos serviços e o índice de participação de cada fornecedor que atua na sua região.
Conteúdo SíndicoNet