25/03/11 11:48 - Atualizado há 3 anos
Conservar a saúde da parte hidráulica do condomínio é importante não apenas para manter o valor da conta de água baixo, mas também para contribuir para o uso racional desse insumo cada vez mais valioso.
Você sabia que através de inspeções frequentes contra vazamentos, as contas de água do seu condomínio podem chegar a diminuir 20% - e a economia nas unidades pode ser de até 30%?
Foi pensando nisso que o SíndicoNet preparou as orientações abaixo, para que você possa implantar um esquema de inspeções periódicas no seu condomínio. Veja como fazer isso:
As inspeções podem ser feitas por algum funcionário do condomínio - de preferência um zelador capacitado - ou por uma empresa especializada neste tipo de serviço.
Se feita por funcionários, costuma ser uma inspeção mais informal e menos eficiente. Porém, se bem executada, não deixa de identificar boa parte dos vazamentos, além de não gerar custos adicionais ao condomínio.
No caso da inspeção ser feita por empresas especializadas, o resultado final é naturalmente melhor, pois a análise é mais aprofundada e as técnicas e aparelhos utilizados são mais específicos para este fim.
O ponto negativo é que acarreta custos adicionais ao condomínio, mas que, por outro lado, são facilmente revertidos - na grande maioria dos casos - devido à economia gerada na conta d´água.
A recomendação dos especialistas é que se realize inspeções de rotina a cada 3 meses pelos funcionários, e se contrate uma empresa para inspeções anuais ou semestrais.
Mas, logicamente, isso vai depender do porte do condomínio, da capacitação dos funcionários e das características de cada empreendimento.
"Depois de perceber que a conta do condomínio havia aumentado cerca de 15% em quatro meses, conversei com os moradores e decidimos chamar uma empresa que visitasse as áreas comuns do nosso prédio e também os apartamentos. A primeira vista, não foi muito barato, mas houve bastante economia tanto para o condomínio quanto nas unidades. Achamos os pequenos vazamentos e infiltrações que estavam encarecendo a conta. Agora chamamos a empresa pelo menos duas vezes por ano. Acabou se tornando um bom investimento." Cláudio Albuquerque, síndico
"Nosso condomínio é novo e os condôminos gostam de pensar em manutenção preventiva. Por isso procuramos uma empresa especializada em inspeções no prédio. Os cuidados com a tubulação são muito importantes, já que quando um vazamento acontece temos que arcar com muitos gastos – daí a importância em evitá-los. Nosso fornecedor também troca algumas peças de válvulas de descarga nas unidades, e os moradores pagam seu preço de custo. Essa contratação tem sido uma boa medida, já que sabemos que o condomínio não gasta nada além do necessário com água." Jorge de Souza, síndico
Fonte consultadas: Eng. Velloso, da VIP Inspeções Prediais; Rosely Schwartz, consultora de condomínios; Nilton Savietto, síndico profissional; Mario Borba, da Canuman, empresa de gestão de água em condomínios; Luiz Antonio Rodriguez, gerente predial; Mauricio Lopes, da Itambé; Conteúdo SíndicoNet