28/01/22 04:51 - Atualizado há 2 anos
Por Leandro Souza*
cumprir os prazos para os variados atendimentos e ocorrênciasavaliar os serviços das empresas prestadoras de serviço.ausência de processos claros e transferência gera uma insatisfação coletiva– um vazio profundo, que a médio prazo traz muitos problemas para o síndico.
SLA (Service Level Agreement), que significa Acordos de Nível de Serviço?definição é bem simples: documento anexo ao contrato que define quais serão as atividades, qualidade de serviço esperada e prazos de execução, ou seja, responsabilizar-se diretamente pelo resultados.
Geralmente, a gestão de condomínios muitas vezes envolve a relação direta com prestadores de serviços, e cabe ao síndico, como representante legal, coordenar os contratos nesta relação.
saber o que é um SLA e como utilizá-lo para favorecer a gestão e o bem coletivo é um bom ponto de partida.ajuda os síndicos a contratarem serviços com mais confiança e menos risco, isso porque este documento define métricas, multas e orientações de modo claro e objetivo. Desta forma, todos os serviços podem ser planejados e executados com expectativas alinhadas.
pode ser exigido pelo síndico no ato da contratação dos serviços que fará parte integrante do contrato.
Em alguns ramos, os SLAs são absolutamente normais e necessários em hospitais e empresas de telefonia e outros, porém em condomínios, por desconhecimento, habituou-se a oferecer serviços sem quaisquer garantias de qualidade, por que uma empresa ofereceria um serviço de excelência em qualidade, se responsabilizaria por resultados e prazos se os clientes não conhecem e não exigem?
O síndico também pode utilizar esta ferramenta SLA para favorecer sua gestão, podendo contratar uma empresa para gerar o documento de forma mais profissional. Ou elaborar o documento por conta própria, onde não vai gerar nenhum custo para o condomínio. É bem simples de elaborar.
síndico pode criar o SLA de atendimentoresultados por cores classificar os atendimentos. critérios e priorizar os problemas. Segue exemplo abaixo:
Neste contexto, o síndico será capaz de implementar, gerir e apresentar métricas e resultados capazes de demonstrar que tudo será feito e realizado dentro do que foi definido e esperado.
modelo de gerenciamento de serviços é voltado para condomínios de grande porte com grandes infraestruturapode ser utilizado para condomínios menores.(*) Leandro Souza é advogado, pedagogo e administrador, que atua no segmento condominial e imobiliário no estado do Rio de Janeiro há mais de 15 anos.