08/03/21 12:43 - Atualizado há 3 anos
Por mais que o condomínio preste atenção à circulação de veículos, instale placas de sinalização, cartazes de advertência e crie regras, conter o excesso de velocidade no condomínio é um desafio para o síndico.
A lombada física (quebra-molas) é mundialmente o dispositivo mais utilizado para a redução de velocidade, já que pune o infrator imediatamente.
Contudo, assim como outros métodos utilizados para esta finalidade, caso esteja irregular, pode causar acidentes, processos ou até a requisição de remoção.
Por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), todas as vias terrestres de uso coletivo, incluindo condomínios e estacionamentos, devem atender à legislação de trânsito.
Com base em estudos, com diversos tamanhos e modelos de lombadas, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) concluiu que há apenas dois tamanhos de lombadas que oferecem eficiência e segurança na redução de velocidade: Tipo A e Tipo B - como a lombada de rápida instalação, da EMK.
“O que impulsionou o desenvolvimento da lombada de rápida instalação foram os problemas encontrados nos métodos tradicionais para construção em asfalto e concreto”, afirma Evandro Kikuki, diretor da EMK.
Esses métodos convencionais não garantem as medidas em conformidade com a lei e exigem a interdição prolongada da via, movimentação de caminhões, tratores e pessoas externas ao condomínio, além de geração de resíduos durante a obra.
Já a lombada de rápida instalação Tipo B, da indústria EMK, desenvolvida e homologada em diversos municípios brasileiros, surge como uma solução imediata ao excesso de velocidade para os condomínios de todo o Brasil.
O dispositivo é formado através do encaixe de placas pré-moldadas, produzidas com matéria-prima reciclada, de fácil manuseio e fixadas ao pavimento. A instalação é feita pelo próprio condomínio, de forma simples, rápida e limpa. Suas medidas são padronizadas e se adaptam a qualquer largura da via.
Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.