Administração
Comunicação direta
Em BH, condomínios trocam informações pelo rádio e aumentam segurança
Por Mariana Ribeiro Desimone
segunda-feira, 20 de maio de 2013
Condomínios usam comunicação direta com a polícia para se proteger
O projeto da rede de comunicação já foi adotado em três bairros da capital mineira. Em um deles, até a escola decidiu participar.
Diante de qualquer movimentação suspeita na rua, o aviso de atenção é enviado pelo rádio. Os porteiros de vários prédios do bairro, na região sul de Belo Horizonte receberam treinamento: aprenderam a identificar atitudes perigosas e o que fazer diante da situação.
“É segurança para a gente que está trabalhando e para os moradores da região”, diz um porteiro.
A rede de comunicação é mantida pela associação de moradores, que diz ter 60 pontos de observação em todo o bairro. Trocando informações, eles têm colaborado e muito para a prevenção da criminalidade.
“Nós conseguimos diminuir bastante o número de ocorrências policiais no bairro. Chegando de três a quatro ocorrências, no máximo, por mês, no bairro”, conta o presidente da associação de moradores, Jeferson Rios.
O especialista em segurança Flavio Sapore diz que a iniciativa é boa, mas faz um alerta: tudo tem que ser feito dentro de regras e orientações policiais. “Esse tipo de parceria é muito útil. Ela é simples, ela não é complexa, ela não envolve nenhuma sofisticação tecnológica, mas, auxilia muito a capacidade da polícia de se antecipar ao crime”, avalia o especialista.
O projeto já foi adotado em três bairros da capital mineira. Em um deles, até a escola decidiu participar.
“Se uma rua avisa aqui, a outra já está de olho. Então, conseguimos gerenciar melhor”, diz a vice-diretora de escola, irmã Simone Marques Gariglio .
A polícia diz que a iniciativa tem ajudado na segurança. Para os moradores é uma tranquilidade a mais. “Sem dúvida nenhuma que isso tem trazido bastante tranquilidade para os moradores. A gente acredita que os benefícios estão sendo muitos”, conta o advogado Bernardo Werneck
Fonte: http://g1.globo.com/