14/10/22 03:30 - Atualizado há 2 anos
No mês em que se celebra o Dia Internacional das Pessoas Idosas (01/10), o SíndicoNet resolveu contar um pouco sobre os cuidados especiais que a gestão do condomínio Ilhas Gregas dedica aos moradores da terceira idade, sendo um modelo de condomínio amigo do idoso.
O case mostra que ir além das normas de acessibilidade exigidas por lei e prestar atenção em pequenas sutilezas do dia a dia podem transformar o local em um ambiente acolhedor e seguro para esse grupo. Confira!
metade dos residentes é composta por idosos.
O número é expressivo e bate com os dados recentes do PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) levantados pelo IBGE. A pesquisa mostrou que a parcela da população brasileira com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% no período de 2012 a 2021.
Em contrapartida, o número de pessoas abaixo de 30 anos de idade no país caiu 5,4%, o que reforça o crescente envelhecimento dos brasileiros nos últimos anos. Os condomínios também sentiram essa mudança e isso enfatiza a importância de olhar para essa parcela da população com mais atenção.
Segundo Marcelo Mahtuk, diretor executivo da Manager, administradora do Ilhas Gregas, são raros os empreendimentos focados nos idosos.
“Mas hoje eles residem em todos os condomínios, independentemente do padrão, metragem ou bairro. Não se trata apenas de tendência do mercado, mas, principalmente, de respeito ao próximo. Temos o compromisso de atendê-los cada vez melhor”, afirma.
Atendendo à lei, o Ilhas Gregas dispõe de:
São soluções diferenciadas, porém, simples, que podem ser extremamente eficientes, como estas também adotadas no Ilhas Gregas e que fazem o condomínio ser um verdadeiro amigo do idoso:
“Procure observar o caminho do idoso e seus horários. Eles normalmente utilizam as áreas comuns para passeios nas primeiras horas da manhã. Evite, então, regar as plantas ou lavar os pisos nas áreas e nos períodos utilizados por eles”, exemplifica Marcelo Mahtuk.
Estar atento, por exemplo, em desníveis de pisos, que até estão dentro dos parâmetros exigidos pela legislação, mas proporcionam riscos de queda estão entre os cuidados.
geladeira para guarda temporária de alguns medicamentos também é um gesto simples que traz facilidades e conforta o idoso.inserir no cadastro os contatos dos cuidadores ou as pessoas que devem ser contatadas em caso de emergências, bem como os dados do plano de saúde e médico da família. Se o idoso possuir alguma tecnologia de botão de pânico, verifique também a possibilidade de cadastrar a portaria.
prontidão dos funcionários.
“A maior parte deles trabalha aqui há muitos anos, conhecem em detalhes tanto o prédio quanto os moradores. Chamam a gente pelo nome e sabem da dificuldade de cada um, sobretudo, dos idosos”, pontua.
De acordo com Mahtuk, os funcionários recebem, sim, um tratamento diferenciado. São constantemente treinados e conscientizados para lidarem com os idosos, sempre com cordialidade e eficiência. Além disso, muitos deles recebem tarefas específicas para esse público, como a mensageria e a equipe de manutenção emergencial.
confiança/segurança no seu ambiente, e quando as coisas funcionam bem, conquistamos isso.”
percebida por todos os residentes, o que, inclusive, valoriza o patrimônio”, finaliza Mahtuk.
Fontes consultadas: Marcelo Mahtuk (diretor executivo da administradora Manager) e Sr. Luiz Carlos (conselheiro do Condomínio Ilhas Gregas).