Serviços e Conveniências

O que é um condomínio de luxo, quais as facilidades e por que morar em um

Espaço amplo, comodidade, conforto e qualidade de vida. Essas são algumas das vantagens de se morar em um condomínio de luxo

Por SíndicoNet

25/03/23 12:13 - Atualizado há 1 ano


Condomínio de luxo é aquele empreendimento que conta com amplo espaço, unidades maiores, acabamento primoroso, tecnologia de ponta, localização privilegiada, além de várias facilities que reforçam a ideia de condomínio-clube.

Ou seja, os condomínios luxuosos são aqueles empreendimentos sofisticados com alto potencial de valorização, onde conforto, qualidade de vida, segurança e bem-estar são suas principais preocupações.

Concebidos a partir das diversas evoluções do mercado imobiliário, esses condomínios surgiram devido ao nível de exigência das pessoas na procura de um imóvel, e também coincidiu com o fato de que os condomínios se tornaram os locais preferidos pelos brasileiros para se morar.

Se você está pensando em mudar para um condomínio de luxo, abaixo vamos te explicar como eles são e os motivos para morar em um. Boa leitura!

O que são condomínios de luxo?

No mercado imobiliário existem vários modelos de condomínios e um deles são os de luxo.

Ou seja, diferentes dos populares que têm entre 45 m² e 70 m², por exemplo, os de luxo são bastante amplos, contam com, no mínimo 3 quartos, acabamento de qualidade, tecnologia, projetos de sustentabilidade, localização privilegiada e são mais isolados dos grandes centros para trazer sossego e conforto para seus moradores.

Condomínios luxuosos são empreendimentos feitos para pessoas que têm um alto poder aquisitivo e querem morar em um local seguro, confortável, tecnológico e que proporcione uma boa qualidade de vida.

Esses empreendimentos são desenvolvidos estrategicamente para oferecer tudo que esse tipo de público procura. Assim, sua infraestrutura é de tirar o fôlego e ele possui áreas comuns de lazer que lembram o conceito de condomínio-clube.

As principais características destes empreendimentos, são:

Ou seja, o condomínio de luxo oferece o que o público procura e, assim, é capaz de prover a vida que eles tinham em casas, mas agora dentro do conceito de condomínio edilício, seja vertical (apartamentos) ou horizontal (casas).

Quais os benefícios de um condomínio de alto padrão?

São inúmeras as vantagens de morar em um condomínio de luxo, pois ele preza pelo conforto, bem-estar e qualidade de vida. Sendo assim, alguns pontos se destacam, como:

1. Alto padrão de qualidade e amplo espaço

Sim, todo o imóvel e toda estrutura do condomínio foi planejada e desenvolvida com alto padrão de qualidade. Ou seja, a sofisticação do estilo arquitetônico de luxo se faz presente e isso chama a atenção dos moradores.

Além disso, o amplo espaço dos imóveis são outro atrativo desses condomínios, pois as unidades autônomas residenciais são grandes e podem possuir diversos cômodos. Independente de ser um condomínio vertical ou horizontal.

2. Localização

Quem procura esse tipo de empreendimento está cansado da correria da vida na cidade e quer conforto e descanso. E, como a pandemia ascendeu a modalidade de trabalho home office, essas pessoas podem usufruir de ambientes calmos e quietos até mesmo para trabalhar.

A localização é um dos benefícios desse modelo de condomínio. Isso porque, por ser mais isolado dos grandes centros, são lugares mais sossegados e muitas vezes próximos da natureza.

Ao mesmo tempo, o acesso costuma ser por rodovias ou avenidas principais, garantindo a rapidez de quem não quer ficar muito tempo no trânsito.

3. Segurança de ponta

A segurança é, sem dúvida, um dos principais motivos para se morar em condomínio luxuoso, pois o investimento em sistemas de ponta é pesado. Ou seja, nesses condomínios a segurança é 24h, robusta e utiliza de tecnologias de última geração para garantir a proteção de todos.

Desse modo, é comum ter portaria blindada 24h, monitoramento remoto, rondas da equipe de segurança, além de controle de acesso por biometria e câmeras de vigilância.

4. Tecnologia

Outro benefício desse tipo de empreendimento é o uso de tecnologia para facilitar o viver individual e coletivo. Isso quer dizer que a tecnologia não é somente empregada na segurança, mas também em práticas de sustentabilidade, nas áreas comuns, dispõe de recursos de casas inteligentes e outros.

Ou seja, nos imóveis é possível acender as luzes por aplicativos, ter um piso climatizado onde você controla a temperatura pelo celular, geração de energia solar e várias outras tecnologias que são utilizadas para facilitar e proporcionar bem-estar para todos.

Além disso, as áreas comuns e de lazer também são tecnológicas, como as academias, a reserva do salão de festas e salão de jogos.

5. Lazer de resort

Sim, as áreas comuns e de lazer desse modelo de condomínio são parecidas com as de resorts, pois levam em consideração o nível de conforto e qualidade de vida para os moradores.

Desse modo, os condôminos têm acesso a várias facilities como:

Ou seja, a ideia dessas áreas de lazer é oferecer um estilo de vida completo sem precisar sair de casa.

6. Serviços de conveniência

Além das áreas de lazer, esses empreendimentos contam com serviços de conveniência que fazem a diferença na comodidade do dia a dia.

Desse modo, o condomínio oferece centros comerciais, como padarias, restaurantes e redes de conveniência para os condôminos não precisarem sair de casa, basta apenas descer de elevador!

Até porque, por causa da localização mais afastada, pode ser que o condômino tenha que andar de carro, cerca de 5 a 7 km para chegar em uma padaria, por exemplo. Assim, se o condomínio oferece esse serviço, mais uma vantagem de morar ali.

Quais facilities mais comuns nesses empreendimentos?

Facilities, ou Facilities Management, quer dizer gerenciamento de profissionais dentro dos condomínios que prestam algum serviço terceirizado.

Ou seja, o condomínio que segue o modelo de condomínio-clube ou o modelo de condomínio de luxo, a administração não precisa investir e nem manter espaços de lazer e conveniência, ela apenas abre espaço para terceirização desses serviços.

Dessa forma, facilities variam bastante e dependem do estilo de moradores do condomínio. Mas, os mais comuns são:

Quanto custa morar em um condomínio de luxo?

Ter um valor exato é difícil, pois há uma grande variação entre zonas, cidades e estados. Além disso, dentro de uma mesma cidade, itens como: localização, tamanho do imóvel e tempo de existência do condomínio podem aumentar os valores.

Dessa forma, para você ter uma noção, um imóvel de luxo com cerca de 400 m² em São Paulo, pode custar 2,5 milhões de reais. Isso, fora o valor da taxa condominial e day-use em facilities.

Ou seja, é um valor mais alto, com custo-benefício agregado.

Como escolher um condomínio de luxo para morar?

Bom, abaixo separamos algumas dicas para você analisar antes de fechar negócio em um condomínio luxuoso. Confira!

Potencial de valorização

Essa dica serve para qualquer negociação de imóveis, pois a ideia é sempre pensar no potencial de valorização e não de desvalorização, não é mesmo?

Assim, nos casos de condomínios luxuosos, você deve levar em consideração qual o potencial do empreendimento. Preste atenção na localização, nos projetos próximos ao condomínio e no potencial de revenda do imóvel.

Qualidade de vida

Antes de fazer a escolha final, coloque em uma planilha todos os prós e contras dos empreendimentos e dê peso maior à qualidade de vida. Uma das vantagens de morar nesses condomínios é poder contar com serviços que garantam bem-estar, conforto e comodidade.

Então, leve em consideração esses pontos e faça sua escolha.

Localização estratégica

A localização não conta apenas no potencial de valorização do imóvel, mas também como estratégia de acesso a outros locais. Se o condomínio for muito afastado da cidade, você pode gastar mais tempo de deslocamento e também ficar mais longe de hospitais e centros comerciais.

Agora, se seu intuito é ficar mais isolado e, por exemplo, morar próximo a praias e a natureza, leve em consideração condomínios com essa característica.

Sistemas de segurança

Como falamos acima, a segurança é um dos principais motivos para se mudar para condomínios. Desse modo, leve em consideração quais são os sistemas de segurança utilizados e sua eficácia antes de escolher seu novo lar.

Infraestrutura

Observar a infraestrutura é essencial para escolher um condomínio de luxo. Como existem vários modelos arquitetônicos e estéticos, o recomendado é escolher um que vai de encontro à sua personalidade.

Vale lembrar que, fazendo a escolha certa do estilo, planta e infraestrutura, a parte da decoração fica bem mais fácil.

Portanto, escolher morar em um condomínio desse tipo é uma opção que irá proporcionar comodidade, bem-estar e qualidade de vida para você e sua família.

Gostou do conteúdo? Clique aqui e confira dicas para uma boa convivência em condomínio!

Conteúdo SíndicoNet