09/09/21 11:58 - Atualizado há 3 anos
Com o agravamento da pandemia e a população condominial vivendo mais tempo nos condomínios, a profissão e atuação dos síndicos têm sido cada vez mais demandadas, indica o Censo SíndicoNet 2021.
Para 70% dos síndicos profissionais entrevistados, “Gestão de conflitos” é a disciplina de capacitação mais relevante nesse momento. “Questões jurídicas (legislação)” é apontada por 50%.
Na sequência, os participantes responderam que precisam de mais capacitação em “Comunicação”, com 45% das respostas.
“O cargo de síndico ganhou ainda mais importância no último ano. A profissionalização da categoria só traz benefícios para o setor como um todo e os principais beneficiados são os moradores dos condomínios. É uma profissão desafiadora e com um nível de exigência cada vez maior por parte dos moradores, mas existe um mar de oportunidades para quem quer se capacitar e seguir a carreira no Brasil”, afirma Julio Paim, CEO e fundador do SíndicoNet.
Já para os síndicos profissionais, o maior desafio para 66% daqueles que administram até 4 condomínios é “Captar novos condomínios”. Veja mais respostas sobre necessidade de capacitação apontada por síndicos profissionais no gráfico abaixo:
Veja outros resultados do Censo SíndicoNet 2021:
A pesquisa mostra ainda outros aspectos cada vez mais necessários para a capacitação do síndico após um ano de pandemia. São eles: “Planejamento” (34%), maior conhecimento em “Tecnologia” (27%), “Gestão de manutenção” (26%) e "Gestão financeira" (24%).
Entre as demais disciplinas apontadas no Censo 2021 estão “Gestão de obras” (21%), “Gestão administrativa” (20%) e “Liderança”, sinalizada por 11% dos entrevistados.
Outro dado da pesquisa que reforça essa realidade é que 54% consideram a atividade de síndico “desafiadora”, 40% veem como “pouco valorizada”, para 39% é “um aprendizado constante”, 32% afirmam achar “desgastante” e 12% consideram a atividade “compensadora ou satisfatória”.
O Censo SíndicoNet é realizado a cada três anos com os principais públicos do setor condominial em todo o país. A edição 2021 foi realizada com mais de 5 mil pessoas em todo o país entre síndicos moradores, síndicos profissionais, administradoras de condomínios, subsíndicos, conselheiros, presidentes e diretores de associações e condôminos. A pesquisa foi feita nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Fonte: Censo SíndicoNet 2021