Ambiente
Consumo de água
Dois terços dos condomínios não bateram meta de economia da Sabesp
Por Mariana Ribeiro Desimone
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Dois em cada três condomínios não atingiram meta de economia de água, diz Sabesp
Apenas 35% dos edifícios da Região Metropolitana reduziram o consumo em mais de 20%
Condomínios são os que menos aderiram ao programa de bônus criado no início de 2014, pelo governo de São Paulo, para incentivar a economia de água. A medida foi tomada como forma de tentar minimizar a crise hídrica que atinge o Estado. De acordo com Ricardo Chahin, responsável pelo Programa Uso Racional da Água, da Sabesp, somente 35% dos prédios reduziram o consumo em mais de 20%, o que dá direito a desconto de 30% na conta.
Ainda conforme Chahin, 85% dos condomínios na região metropolitana de São Paulo usaram menos água após os apelos do governo, mas não atingiram a meta. Em um universo de 100%, metade diminuiu o consumo entre um e 19%, o que é considerado insatisfatório. Na outra ponta, 15% dos edifícios passaram a gastar mais água. O cálculo foi feito com base na média de consumo dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.
— Vemos que muitos condomínios estão interessados, buscando uma participação no programa. Porém, não reduziram o suficiente para atingir o bônus.
Na avaliação do representante da Sabesp, a medição individualizada seria uma possível solução, a questão é que nem sempre o recurso é economicamente viável, segundo enfatizou.
— Sai muito caro. Mas conhecer o comportamento [perfil de consumo] do seu condomínio e monitorá-lo já é um grande avanço. O mais importante é a gestão. É conhecer o seu consumo, comparar de um dia para o outro. Ver se aumentou, por que aumentou. Conhecer o hidrômetro, saber como funciona, fazer leituras diárias e comparar.
Chahin acrescentou que a Sabesp tem intensificado as campanhas em condomínios.
— A companhia já vem há vários anos com uma campanha voltada ao uso racional da água na rua. E isso já reduziu em 20% o consumo em relação há 20 anos. Além disso, agora, estamos focando muito mais nas pessoas que ainda não estão reduzindo, ou seja, a campanha está muito forte em condomínios. Cartazes, pessoas visitando.
Ricardo Chahin participou, nesta terça-feira (10), do Fórum sobre a crise hídrica, realizado em São Paulo pela Docol. O debate, mediado pelo radialista Heródoto Barbeiro, da Record News e do Portal R7, debateu os fatores que impulsionaram a crise hídrica, entre outros.
Fonte: http://noticias.r7.com/