24/09/21 01:00 - Atualizado há 3 anos
Por Odirley Rocha*
Senta, que lá vem a história.
Em Porto Alegre, o síndico Fábio, do condomínio Brisa de Vento, estava no seu limite. O vizinho ligava o som em um volume alto, às 7h30, de um domingo e, em seguida, os moradores batiam à porta dele para reclamar do barulho. Quando perguntaram a ele se esse era um problema de todos os condomínios do Brasil, ele respondeu:
“Claro que não! Esse problema é só no Rio Grande do Sul, pois aqui, o pessoal é bem tradicionalista e gosta muito de ouvir músicas regionais.”
Já em São Paulo, no condomínio Orleans, a síndica Marjorie não aguentava mais o barulho das crianças do seu condomínio. Quando perguntaram para ela se o problema acontecia em todos os condomínios do Brasil, ela respondeu:
“Não! O problema é que as crianças de São Paulo ficam muito tempo trancadas nos apartamentos, pois os pais trabalham o dia inteiro. Dentro do apartamento é o único lugar em que elas podem brincar.”
Agora, no condomínio Cidade dos Ventos, no Rio de Janeiro, o síndico Rodrigo estava estressado com as constantes brigas entre os moradores. Os motivos eram diversos: vagas de garagem, 'encostadas' nos carros... Quando perguntaram a Rodrigo se ele achava que era um problema só dos moradores do Rio de Janeiro, ele respondeu:
pessoas acreditavam que todos os problemas dos condomínios eram por razões regionais e que, por isso, tinham que resolver sozinhos.“Sim! Essa é uma característica dos cariocas. Eles têm uma vida muito agitada e, consequentemente, são agitados no trânsito.”
não existia nenhuma ferramenta na qual síndicos, moradores e administradores de condomínios pudessem pesquisar, conversar e entender as dores um dos outros?
é um dos grandes marcos tecnológicos do mercado condominial, no qual síndicos de todo país estavam percebendo que suas dores eram comuns e então começaram a trocar experiências e observar as soluções que outros colegas de profissão encontravam."O SíndicoNet conectou, inspirou e revolucionou o mercado condominial do País"
Os números são expressivos. Média de 36,5 mil visualizações mensais no YouTube e média mensal de 2 milhões de visualizações de páginas e de 1,2 milhões de sessões no portal.
E isso facilitou para que as boas práticas e as novas tecnologias entrassem no mercado condominial de forma rápida e simples, fazendo nosso mercado evoluir muito.
Assembleia virtual: O formato sempre gerou polêmica e o portal SíndicoNet trouxe matérias e vídeos esclarecedores para o público.
Armários inteligentes: Esses itens vieram à tona nos últimos dois anos, devido ao aumento das compras pela internet, e o SíndicoNet novamente contribuiu com diversos conteúdos sobre o assunto.
Cursos online: Treinamento de forma remota? O SíndicoNet foi o pioneiro nesse mercado, ministrando cursos online para síndicos. Já são mais de 8 mil gestores certificados e atualmente há 10 cursos disponíveis. Escolha o seu!
Workshop Experts gratuito para falar de Ações para Encantamento de Moradores. Não perca e faça sua inscrição aqui.
Portaria Remota: O advento dessa tecnologia gerou algumas incertezas no mercado, mas hoje já é uma realidade. No canal do YouTube do SúíndicoNet você encontra 4 vídeos esclarecedores sobre o assunto, e que já foram vistos por mais de 120 mil pessoas.
Prestação de contas de forma digital: Esse assunto foi obrigatório para as administradoras apenas em 2020, devido à pandemia. Mas, há 4 anos, o SíndicoNet fez um webinar sobre o futuro das administradoras, que já soma mais de 22 mil visualizações, com várias dicas, sendo uma delas sobre a prestação de contas de forma digital.
Veículos elétricos no condomínio - Esse é um assunto atual, não é mesmo? Há 2 anos, o SíndicoNet publicou um vídeo no YouTube para mostrar quais seriam as dificuldades e as soluções sobre esse assunto. Adivinha? O vídeo já tem quase 10 mil visualizações.
Eu poderia escrever mais de 10 páginas citando as tecnologias e as boas práticas que o portal SíndicoNet ajudou a disseminar no mercado condominial, mas acho que ficou claro o meu ponto de vista e, sendo assim, termino este artigo repetindo esta frase:
"O SÍNDICONET conectou, inspirou e revolucionou o mercado condominial do País"(*) Odirley Rocha é formado em Eletrotécnica e Eletrônica, com MBA em Gestão da Segurança Empresarial. No mercado de segurança há 23 anos; diretor de relacionamento do Porter Group. (https://portergroup.com.br/)