Administração

Controle das finanças

Individualização de água e gás ajudam a manter consumo nos trilhos

Por Mariana Ribeiro Desimone

terça-feira, 1 de abril de 2014


Condomínios instalam medidores individuais para controlar gastos

Moradores passaram a economizar água e gás.Instalação depende de arquitetura do prédio.
 
Moradores de um prédio na Vila Andrade, Zona Sul de São Paulo, instalaram medidores individuais de água e gás em cada apartamento. A medida, feita há 5 anos, serviu para evitar o desperdício e também o prejuízo que alguns sofriam em razão do medidor coletivo.
 
"Teve uma boa queda de consumo aí, numa faixa de 30% inicialmente", conta o engenheiro Alexandre Bariani, síndico do prédio. Segundo ele, os moradores mudaram de hábitos quando passaram a perceber quanto consomem de água e gás. "Descobrimos que num apartamento, toda quarta-feira, tinha um consumo exagerado. Era a avó, que fazia o papel da babá, que enchia a banheira para o neto, esvaziava, colocava o outro neto. E aí cortou esse agrado e a conta do condomínio abaixou", afirma Bariani.
 
Todas as informações sobre quanto cada apartamento gasta ficam disponíveis em um site, à disposição do síndico. Dessa forma, os moradores podem consultar o consumo e realizar mudanças na rotina.
 
A instalação dos medidores individuais depende da arquitetura de cada prédio.
 
"Os prédios, projetos mais antigos, ainda necessitam de uma adequação hidráulica, o que faz com que seus custos sejam maiores", afirma o especialista em técnicas de medição de água Marcos Aurélio Teixeira. Segundo ele, projetos mais fáceis podem custar cerca de R$ 400. Já os mais complexos, podem chegar a R$ 3.000.

Fonte: http://g1.globo.com/