Ambiente

Crime ambiental

Condomínio derrubou muro construído sobre igarapé, em Manaus

Por Mariana Ribeiro Desimone

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


 Multado, condomínio derruba muro sobre igarapé em Manaus

O crime ambiental foi denunciado pelo PortalD24AM na semana passada.
 
O muro construído no Conjunto Residencial Sargento Pantoja sobre o Igarapé do Franco, na Compensa, zona oeste, foi demolido na manhã de segunda-feira (5) pelos próprios moradores, após a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) ter autuado e multado o condomínio em R$ 35 mil por crime ambiental por tratar-se de uma Área de Preservação Permanentes (APP).
 
O crime ambiental foi denunciado pelo PortalD24AM, no dia 31 de janeiro. Na ocasião, o subsíndico do condomínio, Francisco Chagas, 65, afirmou que a construção do muro era um acordo feito entre os proprietários dos apartamentos devido às reclamações sobre alta incidência de assaltos.
 
“Como o igarapé passa por dentro do conjunto e não possui muro algum, tivemos que criar este para manter a segurança dos condôminos”, explicou.
 
Segundo a legislação ambiental, as edificações devem estar, no mínimo, 30 metros de distância a partir do ponto de maior cheia para qualquer construção.
 
O Instituto Municipal de Ordem e Planejamento Urbano (Implurb) também esteve no local após a denúncia, e notificou o condomínio determinando a demolição voluntária com prazo estipulado até esta segunda-feira.

Fonte: http://www.d24am.com