Segurança
Cuidados no Carnaval
Atenção ao barulho e segurança não devem ser esquecidos
Por Mariana Ribeiro Desimone
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
Todos sabem como é importante preservar a boa convivência no condomínio. Mas e na hora do alalaô?
Vale lembrar que mesmo no carnaval, as regras de convivência no condomínio continuam valendo. Por isso, use o bom senso ao dar festas com som alto e que incomodem os vizinhos. Mas se o incomodado for você, não precisa chamar o síndico, como dizia a música de Tim Maia. Dá para tentar algumas alternativas antes de acionar o responsável pelo condomínio em plena terça-feira de carnaval.
Veja:
-
A primeira providência é registrar a reclamação no livro de ocorrências ou no site do seu condomínio. Por lá também é possível saber se outros moradores também se incomodaram com o barulho. Cuidado porém com o registro: seja claro, objetivo, evite mencionar nomes e não acuse ninguém sem provas
-
Se houver outras pessoas incomodadas, é possível pedir ao porteiro que interfone para a unidade em questão, e que peça para que o som seja desligado, ou que o barulho cesse
-
Em um caso excepcional de barulho e incômodo, a polícia pode ser acionada. Os policiais não podem, porém, entrar na unidade e exigir que a festa acabe
SEGURANÇA
Agora, se no seu condomínio, a maioria, incluindo você, vai aproveitar para viajar, não se esqueça de redobrar a atenção com relação à segurança. Confira esses cuidados abaixo e boa viagem!
-
Se necessário, avise somente ao síndico ou zelador que vai viajar e, se deixar a chave com alguém que irá ao apartamento no período, comunique-os também.
-
Não deixe a chave do apartamento na portaria. Se acontecer algum incidente, ela pode ir parar nas mãos de assaltantes.
-
Feche todas as janelas e tranque a porta da sua unidade.
-
Desligue o gás e certifique-se que todas as torneiras estão fechadas, assim como objetos eletrônicos desligados da tomada.
-
Se a empregada doméstica for trabalhar no período, repasse a ela as informações e cuidados, e deixe a portaria devidamente informada.
-
Procure não comentar na rua, no condomínio e perto de estranhos que vai viajar.
-
Deixe com alguém da administração ou zelador um telefone para emergências. Lembre-se que esses são profissionais de confiança, o que não significa que todos os outros também sejam.
Bom Carnaval!