sexta-feira, 3 de maio de 2013
Em comemoração ao Dia do Trabalho, em 1º de maio, o Edifício Itália acendeu os seus holofotes para iluminar a fachada do arranha-céu de 168 metros de altura, das 20h à 0h. Desde o advento do apagão e a necessidade de economia de energia elétrica, apenas em datas especiais a iluminação externa é acionada para dar visibilidade à maior estrutura em concreto armado da América Latina.
A iluminação ficou acesa por apenas quatro horas e sfoi uma das raras oportunidades do ano para os fotógrafos registrarem a imagem noturna deste importante cartão postal da cidade, inaugurado em 1965, após 11 anos de projetos e obras para ser o maior prédio do país e o primeiro centro empresarial da cidade, com a comercialização de lajes corporativas e andares inteiros, atraindo grande empresas à época, especialmente as de origem italiana.
O Edifício Itália foi incorporado e construído pela empresa Otto Meinberg, já extinta, junto com outras três construtoras. O projeto arquitetônico é do alemão Franz Heep, que com a obra se tornou um profissional renomado e professor do Makenzie. O desenho do prédio foi concebido em linhas ovaladas para a estrutura oferecer menor resistência ao vento forte de uma cidade que começava a se verticalizar.
Visitado por grandes autoridades estrangeiras como rainhas, príncipes, presidentes e líderes políticos ou religiosos de várias partes do mundo. O Edifício Itália foi a única construção da América Latina escolhida pelo alpinista francês Alain Robert, mais conhecido como ‘homem-aranha’, para ser escalada sem equipamentos de proteção ou cordas. Mesmo sem autorização, que foi negada pela administração para evitar acidente que seria fatal, o alpinista radical, que já escalou as principais construções do mundo, conseguiu na terceira tentativa escalá-lo e ao final acabou detido pela polícia.
-168 metros de altura
-46 lajes
-42 andares, mais subsolos e mezaninos do ‘Circolo Italiano
-51.695 m2 de área construída
-11.382 m2 de área comum
-1530 lâmpadas econômicas nas áreas comuns
-Capacidade para dez mil pessoas simultaneamente
-Fluxo diário de 8.200 pessoas
-970 m2 de saguão
-21.300 m2 de fachada
-4003 janelas
-12 mil m2 de vidros
-130 câmeras de alta definição com captação em cores
-680 degraus internos
-966 na escada de emergência
-17 caixas d`água
-48 mil brises soleil – persiana externa de alumínio (em restauração)
-197 unidades comerciais
-16 lojas
-1 Teatro Itália
-2 restaurantes
-1 Clube Social (Circo Italiano)
-Peso total da torre de 38.660 toneladas (sem escada de emergência anexada posteriormente).
-Escada externa anexada ao prédio pesa 182 toneladas, sendo 140 toneladas de ferro e 42 toneladas de outros materiais. Conta com 966 degraus.
-Fundação estrutural feita sobre 276 estacas
Fonte: