Jardins

Dicas de manutenção de jardins

Falta de conservação no ambiente pode custar caro, levando à desvalorização de empreendimentos e deixando moradores insatisfeitos com a gestão

Por Mariana Ribeiro Desimone | Atualizado por Beatriz Quintas em 16/08/2023

14/12/10 09:47 - Atualizado há 1 ano


Como detalhado na introdução deste guia, manter um jardim de condomínio bem cuidado é fundamental para a valorização de empreendimentos e para a descompressão dos moradores no dia a dia.

Por outro lado, a falta de uma manutenção adequada compromete toda sua estrutura, afetando não só as plantas mas também o solo, de forma que a recuperação do espaço é prejudicada.

"Uma pessoa que não tem o conhecimento técnico necessário pode levar um jardim à ruína, pois a vegetação deixa de se desenvolver como deveria e, em casos mais graves, todo o trabalho feito é perdido. Assim, o custo para restaurá-lo é muito maior", explica o engenheiro agrônomo Rene Wakim, responsável pela Pólen Paisagismo.

Para que você possa evitar esse transtorno no seu condomínio, reunimos abaixo dicas simples que vão da compra de plantas à manutenção dos jardins. Oriente seus funcionários e confira junto à empresa que realiza o serviço se as dicas abaixo estão sendo seguidas. 

Rega de plantas dentro e fora do condomínio

As orientações do paisagista ou do vendedor da planta são fundamentais para definir quantas vezes ela deve ser regada. Caso não tenha, confira essas instruções:  

Como fazer a correta manutenção do jardim de condomínio?

São vários os procedimentos que o profissional deve executar para uma boa manutenção do jardim do condomínio. Confira abaixo e observe se estão sendo seguidas no seu empreendimento:

O que considerar antes de fazer a compra de plantas

Cada espécie de planta exige cuidados específicos, por isso, quando for comprar uma, não se esqueça de esclarecer se:  

Vale ressaltar, também, que sementes não são recomendadas para um jardim de condomínio, pois elas demoram muito para germinar e as outras plantas acabam ocupando seu espaço

Na hora de escolher uma muda, prefira as que estão mais floridas, com folhas vigorosas e sem manchas. Além disso, não se esqueça de olhar com atenção se nenhuma tem insetos que podem ir para outras plantas e causar problemas.  

Indicações relevantes para um bom serviço de jardinagem

É muito importante que o síndico esteja atento ao porte do condomínio e aos espaços disponíveis para os jardins ou áreas verdes, mesmo que internas, para fazer as melhores e mais adequadas escolhas. Por isso, separamos algumas dicas finais:


Serviço

Fontes consultadas: Roselaine Sekiya (docente do curso técnico de paisagismo do Senac São Paulo); Valéria Moreno (paisagista).