terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
Dispositivos importados foram instalados em 40 dos 50 apartamentos do condomínio na Zona Norte escolhido para teste Para tentar reduzir o consumo de água nos condomínios, a Auxiliadora Predial, uma das maiores administradoras de condomínios de São Paulo, foi buscar uma solução no exterior: um dispositivo capaz de reduzir a vazão de água nas torneiras e chuveiros. Um condomínio foi escolhido para servir de piloto no projeto, dos 50 apartamentos 40 toparam instalar os dispositivos e já no primeiro mês, o valor da conta de água caiu 30% em relação ao mês anterior.
“O equipamento de custo baixo, não exige quebra de alvenaria, e reduz a vazão de água em média de 15 litros por minuto para 6 litros por minuto, volume suficiente para uso doméstico sem disperdício”, disse Sérgio Eduardo dos Santos, Engenheiro Civil com especialização em gestão ambiental. Ele explica que as torneiras mais antigas têm vazão exagerada, as mais novas já possuem arejadores e redutores de vazão. Mesmo assim, sai mais água do que é necessário.
O projeto piloto foi todo bancado pela Auxiliadora Predial, mas Sérgio Santos afirma que o investimento por apartamento nos dispositivos seria bastante acessível para os moradores. A expectativa é que a redução de consumo no condomínio teste tenha impacto ainda maior nas próximas contas de água. “Com o sucesso do projeto piloto, agora vamos partir para os demais condomínios administrados por nós e temos certeza de que a receptividade vai ser grande, pelo resultado já medido e pelo baixo impacto na rotina e custo reduzido dos redutores”, disse Julio Herold, gerente regional da Auxiliadora Predial.