Marilen Amorim

Promover a diversidade em condomínio traz muitos benefícios

Com destaque para o pilar “S” de ESG, artigo ressalta que a diversidade em condomínio resulta em uma gama de perspectivas, experiências e habilidades

Por Marilen Amorim*

09/04/24 02:00 - Atualizado há 7 meses


Os prédios são verdadeiros microcosmos, onde diferentes pessoas coexistem e interagem diariamente, com os mesmos direitos e obrigações, independente de raça, religião, cultura, gênero, idade, enfim, qualquer outra característica. Por isso é preciso promover a diversidade em condomínio.

O desafio de cada um desses microcosmos é produzir um ambiente inclusivo e equitativo, porém, com regras justas que contemplem a todos, na medida do possível, de modo a promover um clima cada vez mais harmonioso, seguro, colaborativo e respeitoso.  E, mesmo sendo uma delicada tarefa é preciso ressaltar a riqueza da diversidade.

Mas por que a diversidade em condomínio é necessária?

A diversidade traz uma ampla gama de perspectivas, experiências e habilidades para a comunidade condominial. Isso promove a criatividade, a inovação e a resolução de problemas, através de diferentes prismas, que normalmente geram soluções mais abrangentes, eficazes e até mesmo surpreendentes. 

A diversidade também é importante para que os membros de uma comunidade aumentem sua capacidade de tolerância, de forma que o esforço para o entendimento mútuo e a solidariedade entre os moradores criem um ambiente mais coeso e amigável.

Entenda melhor no vídeo abaixo:

Como o conceito ESG se relaciona com a diversidade em condomínio?

O conceito ESG (Environmental, Social and Governance) refere-se a critérios ambientais, sociais e de governança que são considerados na avaliação do desempenho de uma organização ou empreendimento.

No contexto do condomínio, a promoção da diversidade e a adoção de políticas de inclusão são partes integrante do Pilar “S” (Social), que visa garantir o bem-estar de todos os membros da comunidade condominial.

Ao garantir que as vozes sejam ouvidas e respeitadas, o condomínio promove uma cultura de transparência, equidade e responsabilidade, aspectos fundamentais da governança eficaz.

Como promover a diversidade em condomínio

A promoção da diversidade requer o compromisso de todos os envolvidos. Algumas estratégias incluem:

1) Promover a conscientização

Realizar eventos, workshops e palestras que abordem temas relacionados à diversidade, inclusão e igualdade.

Leia mais: Como realizar eventos em condomínios com sucesso

2) Fomentar o diálogo

Criar espaços seguros para que os moradores possam compartilhar suas experiências, preocupações, limites e sugestões relacionadas à diversidade.

3) Implementar políticas inclusivas

Desenvolver e implementar políticas que garantam a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade em todas as áreas do condomínio, desde a seleção de funcionários até as decisões administrativas, obras, adaptações e melhorias.

4) Celebrar a diversidade

Organizar eventos e atividades que valorizem e celebrem as diferentes culturas, tradições e identidades presentes no condomínio, incluindo moradores, funcionários, prestadores de serviços e visitantes.

A valorização, o respeito e a administração eficaz da diversidade não apenas enriquecem a comunidade condominial, mas também fortalecem os laços sociais e ajudam na criação de um ambiente harmonioso, pacífico e colaborativo, onde tanto os direitos individuais como os coletivos são considerados.

Essa postura resulta, inclusive, na valorização do patrimônio, pois favorece sua imagem não só perante os moradores, como a vizinhança e possíveis investidores.

(*) Marilen Maria Amorim Fontana é advogada especialista em Direito Imobiliário e Previdenciário; membro efetivo da Coordenadoria de Direito Condominial da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB-SP.