Administração
Dois em um
Condomínio em Osasco foi dividido em dois por mais de dez anos
Por Mariana Ribeiro Desimone
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Condomínio em Osasco cobra duas taxas e tem dois síndicos 5 mil moradores estão divididos e não sabem qual boleto pagar.
Márcio Rachkorsky responde dúvidas sobre o assunto no SPTV.
Oito das 50 torres de um condomínio em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, foram separadas das demais por um muro na década de 1980. A partir de então, cada condomínio passou a ter seu síndico. Mas por determinação da Justiça, o muro foi derrubado e agora os moradores das oito torres passaram a receber dois boletos de condomínio. Eles divergem sobre qual cobrança pagar, como mostrou reportagem do SPTV desta terça-feira (20).
O condomínio pertence à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e foram os próprios moradores que construíram os prédios na década de 1980, num sistema de mutirão. Após determinação da Justiça, os moradores não sabem qual boleto pagar.
"Quando a gente vai reclamar uma coisa pra um, inventam tudo, um arrodeio para se defender, e a gente não sabe a quem recorrer”, diz a aposentada Raimunda Tenório da Conceição.
Para se garantir, a auxiliar administrativo Ângela Almeida paga os dois condomínios. “Vem boleto no nome da gente, CPF e tudo. Pago os dois porque fico com medo de sujar o nome”, conta.
Antônio de Oliveira Caires, síndico de 42 torres, considera que sua administração abrange outras oito torres. "Os próprios moradores fizeram uma coleta de assinatura e ele [o outro síndico] foi destituído. Ele não representa nada. Existe mandato judicial também, um despacho do juiz que ele é simplesmente um mero morador”.
O outro síndico, Uitamares Silva, que diz que era síndico das oito torres até o mês passado, quando terminou o mandato e um novo síndico foi eleito. Uitamares nega que tenha sido destituído pela Justiça.
"Após a entrega das chaves, a senhora Maria Lídia, do CDHU, pegou um documento e falou: 'olha, a partir de hoje vocês podem fazer os seus condomínios, fechar em volta dos seus condomínios, se organizar'. "Foi isso que nós fizemos”, conta.
O síndico que assumiu as oito torres há pouco mais de um mês não pôde conversar com a equipe de reportagem do SPTV porque estava doente.
Fonte: http://g1.globo.com/