Ambiente
Economia de água
Gincana de condomínios em bairro paulistano dá o que falar
Por Mariana Ribeiro Desimone
terça-feira, 15 de maio de 2012
Condomínios participam de gincana da água na Zona Sul de SP
Vence a competição quem economizar mais água. Especialista em condomínios tira dúvidas dos telespectadores do SPTV.
Quinze condomínios de Moema, na Zona Sul de São Paulo, começaram uma disputa para ver qual deles gasta menos água. A gincana é promovida pela Sabesp. Primeiro, os moradores dos prédios tiveram aulas para aprender lições simples como, por exemplo, não demorar no banho, como mostrou o quadro “Meu condomínio tem solução”, do SPTV, nesta terça-feira (15).
Um dos prédios participantes já começou a fazer mudanças. Funcionários percorrem apartamentos para procurar vazamentos. Além disso, uma das piscinas foi desativada, já que com o frio não é usada. Em outro condomínio, os moradores aproveitam até a água da chuva, que fica em um reservatório para ser aproveitada nas calçadas e jardins.
Outro condomínio tem 56 apartamentos que gastam, juntos, R$ 3 mil de água por mês. A síndica resolveu dar o exemplo dentro de casa. A louça agora só é lavada quando a pia está cheia. O tempo que as filhas ficam no banho também diminuiu. Isso porque o banheiro é o lugar da casa que mais gasta água. Só o chuveiro é responsável por 30% do consumo de toda a residência.
A gincana é um incentivo para todo mundo começar a pensar em economizar e ajudar o meio ambiente. Para saber qual prédio ganhou a disputa, a Sabesp vai comparar as contas de água de cada um. O condomínio que tiver a maior redução nos meses de junho e julho deste ano, em comparação com os mesmos meses do ano passado, vai ganhar torneiras, chuveiros e acessórios para as áreas comuns. No segundo semestre, a Sabesp pretende fazer a gincana com prédios de outras cidades do estado.
Fonte: http://g1.globo.com/