Ambiente
Economia de energia
Eletropaulo instala aparelhagem que permite baixar até 50% da conta
Por Mariana Ribeiro Desimone
domingo, 4 de maio de 2014
Uso de energia solar reduz conta de energia em condomínio em SP
Equipamento foi instalado gratuitamente pela Eletropaulo. Economia de energia ficou entre 30% e 50%.
A utilização de energia solar permitiu ao condomínio Guaianazes A 28, na Zona Leste de São Paulo, economizar entre 30% e 50% sem a necessidade de mudar os hábitos de consumo, como mostrou o SPTV nesta quinta-feira (1º).
Os cilindros e as placas, que custam em média R$ 5 mil, foram instalados gratuitamente pela Eletropaulo na cobertura dos prédios. A água passa por canos sob a placa e, depois de aquecida, é armazenada no cilindro, que tem capacidade para 200 litros. Depois, ela vai para o chuveiro, que é um dos vilões das contas de eletricidade.
Ao todo foram instalados 160 aparelhos – um para cada apartamento. A iniciativa da Eletropaulo obedece a uma lei que obriga as concessionárias de energia a investirem 0,5% do seu faturamento bruto em programa de eficiência energética. A Eletropaulo procurou a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e propôs a instalação.
“Na minha casa [a conta] baixou pela metade em torno de R$ 50”, afirmou uma moradora. Em tempos de escassez, ela os vizinhos ainda economizam água com a ajuda de um chuveiro inteligente. O aparelho tem um alarme que toca depois de oito minutos de banho.
Fonte: http://g1.globo.com/